quarta-feira, 28 de abril de 2010

Um enorme sucesso


.
Realizou-se no passado domingo, na Academia de Futebol do FC Barreirense, o Torneio Centenário FC Barreirense - 25 Abril de 2010, evento organizado pela Academia de Futebol Infantil do FC Barreirense.
O Torneio decorreu de forma exemplar, com muito público, um clima de distinta cordialidade, jogos de grande competitividade e uma qualidade futebolística muito apreciável.

Sub 13 (1997)

Meias finais
FC Barreirense 0 x SL Benfica 3
Sporting CP 4 x GD Fabril 0
.
3º e 4º lugares
FC Barreirense 6 x GD Fabril 4
.
Final
SL Benfica (4) 1 x Sporting CP 1 (5)

1º Sporting CP
2º SL Benfica
3º FC Barreirense
4º GD Fabril

Melhor Marcador – Gonçalo Duarte (FC Barreirense)
Melhor Jogador – André Pedrosa (Sporting CP)


Sub 12 (1998)

Meias finais
SL Benfica 4 x GD Fabril 3
Sporting CP 2 x FC Barreirense 1
.
3º e 4º lugares
GD Fabril 4 x FC Barreirense 7
.
Final
SL Benfica 1 x Sporting CP 2

1º Sporting CP
2º SL Benfica
3º FC Barreirense
4º GD Fabril

Melhor Marcador – Fábio Jorge (SL Benfica)
Melhor Jogador – Diogo Fernandes (Sporting CP)

A Comissão Executiva das Comemorações do Centenário do FC Barreirense saúda a realização deste magnífico Torneio, enaltece a sua qualidade e congratula-se com a sua integração nas Comemorações do Centenário.
.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Um pavilhão, mais quadros e … mais recursos

No panorama do Basquetebol português, as duas últimas décadas de vida do FC Barreirense podem ser consideradas como um marco considerável nestes seus quase 100 anos de existência. Antes, outros pontos altos e brilhantes páginas se haviam inscrito nas nossas memórias. Mas os últimos 20 anos acrescentaram à consistência e regularidade dos diversos resultados alcançados pela formação de jogadores, o enorme respeito com que o país do Basquetebol se habituou a ver o FC Barreirense. Quem viaja de Norte a Sul bem sabe e sente o prestígio de pertencer a uma família que é notada pelo seu empenho, dedicação e exigência para com o Basquetebol que promove.
Um futuro mais próspero constrói-se sobre memórias sólidas e recordações relevantes. Mas a tormenta dos tempos que correm não deixa de nos colocar algumas importantes questões: poderão os próximos anos seguir o mesmo trilho dos primeiros 100, em particular dos últimos 20, mas com uma maior e legítima ambição? Será possível continuar a inscrever na história do FC Barreirense recordações e memórias do Basquetebol, que no futuro se possam considerar do nosso agrado colectivo? As perguntas são fáceis de colocar. As respostas não parecem simples nem directas.
Arrisco ao afirmar que muito provavelmente o FC Barreirense nunca ousou em mudar. Fundou-se, ergueu-se e continua a subsistir com base na generosidade e empenho daqueles que entendem que pertencer à família Barreirense é acima de tudo um dever que têm para com a cidade em que nasceram. Porém, não tenho a certeza se o futuro permitirá conciliar a possibilidade de feitos relevantes e a “apenas” enorme generosidade e empenho daqueles que tanto simpatizam pelo FC Barreirense. Não me desagradava que assim fosse. Mas sinto que o futuro exige algo mais. E o projecto Basquetebol do FC Barreirense também o parece exigir.
O futuro de médio prazo traz consigo a presença de três desafios que devem orientar o rumo do Basquetebol do FC Barreirense. Um primeiro, a necessidade de usufruir de um pavilhão próprio e adaptado aos tempos actuais. O Ginásio-Sede já cumpriu (e bem) a sua função. Mas é preciso mais espaço, o apoio de salas de musculação mais adaptadas ao desenvolvimento dos praticantes e uma infra-estrutura que centralize jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos. Esta necessidade é acima de tudo uma exigência que deveria ser feita por todos aqueles que gostam e querem ver o Basquetebol do Barreirense de volta à Cidade. Mas é simultaneamente um apelo aos que possam ter capacidade de influência política, económica e social para tornar este sonho possível. Um segundo desafio prende-se com a consciência de que as carências têm que ser solucionadas com quadros técnicos especializados para as resolver. Desde as idades mais jovens até ao alto nível, existem hoje e existirão sempre, um conjunto de necessidades que só a competência de especialistas nesses diversos domínios poderão dar contributos consistentes. Refiro-me ao apoio social e psicológico aos jovens jogadores, ao seu acompanhamento desportivo e clínico, mas também a um maior estímulo à formação dos treinadores no sentido de se promover um enquadramento cada vez mais sólido da vida desportiva dos nossos talentos. Por último, a tentativa para formar parcerias financeiras que hoje não são dispensáveis aos projectos desportivos de sucesso. Estas só existem se de facto existirem retornos visíveis às partes que se enlaçam, pelo que o FC Barreirense deve organizar-se estrategicamente de forma a pensar qual o produto que verdadeiramente quer “vender” e como deverá gerir a sua visibilidade externa.
O tempo em que o FC Barreirense se fundou não é mais o mesmo. Após o seu Centenário o FC Barreirense convive com uma sociedade cada vez mais especializada nos seus saberes, exigente nos seus produtos e apenas capaz de se unir por grandes causas. Para que o FC Barreirense consiga formar e reunir os melhores, exigir de si próprio uma qualidade sempre maior e ser capaz de fazer voltar a Cidade ao Basquetebol – como noutros tempos idos –, as forças vivas do clube devem necessariamente criar as sinergias necessárias para congregar estas três virtudes: a existência de um espaço próprio – pavilhão, recrutar e formar os melhores quadros e ainda dispor de recursos, onde sem lirismos, os financeiros não deixam de ser relevantes, mas que todos sabemos, os mais difíceis de angariar.
Num tempo em que o tempo parece andar mais depressa do que a nossa própria capacidade para nele intervir, o futuro do Basquetebol do FC Barreirense deixaria muito por recordar nos séculos de vida que todos desejamos que tenha pela sua frente. Porque neste grande clube a nossa ambição colectiva, com a racionalidade necessária, não pode ter limites.

António Paulo Ferreira
Treinador e Coordenador-Técnico de Basquetebol do FC Barreirense

.
[texto inserido no jornal O BARREIRENSE - edição comemorativa do 99º aniversário]
.

domingo, 25 de abril de 2010

Abril, 25

.
.
.
ABRIL festeja hoje
36 anos.
.
.

O FC BARREIRENSE
ruma ao Centenário.
.
.

Longa vida para ambos.
.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Futebol do meu Barreirense

Desde que me lembro de existir que na minha casa ouvia o meu pai falar no nosso Clube, viver intensamente as suas vitórias e sofrer com as suas derrotas. O Futebol e o Basquetebol tornaram-se uma paixão que me foi passada a mim e aos meus irmãos.
Sócio desde que nasci, lembro-me de acordar ao domingo ansioso para que chegasse as 15h e assistir ao vivo ao jogo da nossa equipa senior, ou ficar colado ao rádio ouvindo o desenrolar do marcador. Era a adrenalina dominical que julgo ser comum a qualquer ferveroso adepto de qualquer clube.
E foi com imensa surpresa que em 1980 fui convidado para seccionista da nossa equipa de futebol júnior pelo Sr. Simões Pereira. Foi um ano em que aprendi muito. Principalmente criando em mim a ideia que o nosso futebol só poderia sobreviver formando jogadores nas nossas escolas e fazê-los progredir até chegar à equipa senior. As dificuldades eram muitas, tanto financeiramente como ao nível de infraestruturas. Não havia campos para treinar e os nossos jovens treinavam-se em baldios e às escuras. Tínhamos nesse ano uma boa equipa de juniores que militava nos distritais mas que não subiu ao campeonato nacional. Faltava tudo e, principalmente, uma estrutura de futebol jovem que incutisse disciplina.
Contudo em Fevereiro de 1982 fui convidado a assumir a chefia do Departamento de Futebol Juvenil do FCB. Tinha 22 anos e estava a terminar o curso de medicina. Perguntei ao meu pai o que achava do convite e ele respondeu-me “vai em frente”.
Criou-se um departamento composto por Barreirenses da minha total confiança, sabendo que estariam sempre comigo. Que grandes dirigentes foram o Luís Mestre, o Domingos Costa, o Vitor Ribeiro, o Alberto Palma, o Quim João, o Garibaldi (o massagista-dirigente) e outros que apareceram depois e muito aprenderam com estes. Em conjunto pensámos quem seriam os treinadores a contactar. A responsabilidade era muita. Ouvi todos e decidi. O Bandeira foi a minha escolha. E porquê? Porque era e é um grande Barreirense, tendo sido um grande jogador do clube, mas tinha uma característica que todos me diziam ter e que achava muito importante: era um disciplinador. Desde dessa altura até Janeiro de 1995 (altura em que saí) foi sempre este o “meu” treinador, grande formador de jogadores, imensamente competente, grande disciplinador e de uma lealdade a toda a prova. Claro que para completar a equipa técnica fomos buscar outros treinadores, o Luís Vasques, o José Toureiro, o Serra, o Orlando, o David, o Palheira, entre outros. Mas sempre com o Bandeira a coordenar.
Juniores, juvenis, iniciados e escolas (que iniciámos em 1984) passaram a ser frequentadores assíduos das fases finais dos nacionais, o que era a primeira condição, para inúmeros jovens, que os nossos treinadores referenciavam, imediatamente quererem vir para o nosso clube. E com esta estrutura amiga, unida e Barreirense de alma e coração, onde cada um sabia o que tinha que fazer, passámos a ser frequentemente falados nos jornais pelos nossos êxitos. E, principalmente, a nossa equipa de seniores anualmente recebia vários jogadores oriundos das nossas escolas. Os sócios acorriam em grande número aos jogos e as ajudas iam-se sucedendo. A união de todo futebol era um dado incontestável, o relacionado entre as equipas técnicas dos seniores e do escalão de formação eram excelentes. Isso muito ajudou os nossos objetivos.
Saí em 1995 com uma estrutura formada, mas acima de tudo com uma convicção – o caminho a seguir só poderia ser aquele. Criar condições aos jovens, com a melhoria das infraestruturas desportivas para treinar e jogar era e terá que continuar a ser sempre o objetivo principal do clube (do terreno baldio para treinar em 1982 passámos a ter até 1995 o Campo da Verderena com iluminação e o Campo D. Manuel de Melo sempre que possível). Claro que aliado à melhora das condições desportivas, a estrutura directiva e técnica complementavam-se numa só. Remando todos para o mesmo lado. O do Barreirense.
Todos aqueles que trabalharam no Barreirense enquanto lá estive deram, sem excepção, muito de si ao nosso Clube. Pode-se concordar ou não do caminho que traçámos, mas trabalhámos todos desinteressadamente para o Barreirense. Reconheço que tenho saudades e alguma nostalgia desse tempo. Várias vezes desde 1995 fui convidado para regressar à formação. Mas tenho um lema de vida – “nunca mais voltar onde fui feliz”. Tive agora, de outra forma, a possibilidade de colaborar com o meu Clube ao aceitar ser membro da Comissão Executiva do Centenário do FCB. Só mesmo o Zé Paulo Calhau me convenceria. E ainda bem que o fez pois reencontrei grandes Barreirenses ausentes há muito e que, fruto de um dos grandes objetivos desta Comissão, têm vindo a regressar.

João Paulo Prates
Membro da Comissão Executiva do Centenário

[texto inserido no jornal O BARREIRENSE - edição comemorativa do 99º aniversário]
.

domingo, 18 de abril de 2010

Um Clube notável













Fui pela primeira vez ao Ginásio-sede do Barreirense em 1972 para ver jogar Earnest Killum, um antigo jogador dos Los Angeles Lakers. Que jogador fantástico!
Durante essa época, eu e alguns amigos apanhávamos o barco em Lisboa para ver os jogos em casa do Barreirense. O Killum era a estrela, mas a equipa tinha uma garra espectacular. Uma marca que ainda hoje permanece.
Impressionou-me também a Sede. Era e é um local acolhedor, construída de forma notável pelos sócios.
Só voltei ao Barreirense em 1994. O meu filho mais velho, então com oito anos, queria jogar basquetebol. Vivíamos no Meco e resolvi visitar os clubes da região. Fui a uma sessão de treino de Minibasquetebol no Barreirense e a escolha foi imediata. Os treinadores eram excelentes e o entusiasmo inigualável.
Conduzi-o aos treinos durante cinco anos, quase diariamente. O Barreirense era a “melhor escola” que ele podia frequentar. Ali aprendeu valores fundamentais: a paixão, o espírito de sacrifício, a resiliência, e o saber ganhar e perder. No Barreirense, aprendeu os fundamentos do Basquetebol. Mas aprendeu também a aspirar à excelência.
Fiquei também a gostar da vida urbana do Barreiro e em particular da sua atmosfera cultural. Em muito poucos locais, encontrei uma livraria com a qualidade da Bocage.
A vida profissional obrigou-nos a ir viver para Lisboa. Passámos para outro clube com valores idênticos: o Sport Algés e Dafundo, onde joga actualmente o meu filho mais novo. Mas ainda hoje seguimos semanalmente os resultados do Barreirense. Vibramos com o sucesso de miúdos que conhecemos desde o Minibasquetebol como o Pedro Pinto.
Apesar dos tempos de crise, estou certo que a qualidade vencerá sempre. Estou hoje envolvido em projectos que podem conduzir o Barreiro a um novo ciclo de prosperidade. O Barreirense será certamente um dos beneficiários. Com o desenvolvimento da cidade, o clube poderá tornar-se numa referência europeia em Basquetebol. Esse é o meu desejo na passagem deste primeiro centenário.

António Câmara

Professor Universitário e Presidente da Y Dreams
.
[texto publicado no jornal O BARREIRENSE - edição comemorativa do 99º aniversário]
.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Torneio Centenário

O Torneio Centenário Barreirense - 25 de Abril vai decorrer na Academia de Futebol Infantil no dia 25 de Abril de 2010.
.
Este Torneio de Futebol está integrado nas actividades comemorativas do Centenário do Futebol Clube Barreirense.
Será realizado de manhã na categoria de Sub-12 (nascidos em 1998 e de tarde em Sub-13 (nascidos em 1997).
Será ainda realizado nos campos de Futebol de 4 um encontro de Pré-Escolas (nascidos em 2004 e 2003).
As Equipas participantes no Torneio serão as seguintes:

Sub 13 - FC Barreirense, Sporting CP, SL e Benfica, GD Fabril
Sub 12 - FC Barreirense, Sporting CP, SL e Benfica, GD Fabril.
No que diz respeito ao Encontro de Pré-Escolas estão ainda a decorrer as respectivas inscrições.
.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Êxito total














Realizou-se ontem, dia 11/04/2010, a 12ª edição do Torneio Internacional de Xadrez do FC Barreirense.
Num dia tão importante para o clube, o da comemoração do 99º aniversário, acorreram ao Ginásio-Sede do FC Barreirense 130 jogadores para participar em mais uma edição do já conhecido torneio.
O vencedor da prova foi Rafael Teixeira, jogador de apenas 19 anos, do FC Santoantoniense.
Em equipas o 1º prémio foi para a equipa do FC Santoantoniense.

O Mestre Internacional Sérgio Rocha foi o melhor classificado dos jogadores do FC Barreirense acabando num honroso 4º lugar.
Destaque ainda para Pedro Apolónia, o jovem jogador do FC Barreirense que arrecadou o prémio de melhor sub-8.
.

domingo, 11 de abril de 2010

Peça escultórica






















Ana Encarnação
.

Blogue do Centenário

.
CENTENÁRIO BARREIRENSE
Blogue do Centenário do Futebol Clube Barreirense

http://barreirensecentenario.blogspot.com/
.

12º Open de Xadrez


Realiza-se hoje no Ginásio-Sede o 12º Torneio Internacional de Xadrez do Futebol Clube Barreirense.
Participam 130 xadrezistas com idades compreendidas entre os 7 e os 79 anos.
O Torneio, integrado nas Comemorações do Centenário, decorre no modelo de partidas semi-rápidas.
.

Parabéns!

.
Hoje, 11 de Abril de 2010, o Futebol Clube Barreirense completa 99 anos de vida.

PARABÉNS!
.

Missão cumprida

.
Percorridas que estão quase 24 horas desde o termo da Sessão Solene comemorativa do 99º aniversário do FC Barreirense, recolhidas algumas lágrimas e ultrapassados inconvenientes embargos de voz, é tempo de reflexão e de agradecimento.
A noite de ontem, vivida e partilhada no Ginásio-Sede – e que antecipáramos de mágica e inesquecível – veio efectivamente a revelar-se um momento de simbolismo e importância invulgares na história quase centenária do clube mais representativo do Barreiro.
A enorme massa humana presente, a alegria e a emoção que não terá deixado ninguém indiferente, atestam que, ao contrário de algumas vozes – voluntária ou involuntariamente apressadas – o FC Barreirense está vivo e apresenta-se para percorrer o Ano do Centenário com vigor renovado e renascida esperança.
A partir de ontem, nada poderá (deverá) ser igual!

Os Barreirenses ontem presentes – e os que entretanto tomaram conhecimento do brilho e da singularidade da noite pretérita – sabem muito bem que têm de contar sobretudo com as suas próprias forças e energias. E terão porventura percebido com maior clareza e acuidade que os dirigentes passam, os atletas chegam e partem, as divergências e os agravos são tantas vezes estéreis e irresponsáveis, mas o FC Barreirense perdura, renova-se, renasce, refunda-se a cada momento. Sempre foi assim. E assim continuará a ser!
Os Barreirenses também sabem que a realidade económica e financeira – da administração local e do governo central, dos cidadãos e das empresas – não lhes é particularmente favorável.
Temos então que adequar o nosso projecto – administrativo e desportivo – à realidade nua e crua dos números e dos contextos. Exigem-se novas e criativas formas de inserção na realidade sociológica do Barreiro. Urge criar e desenvolver um novo projecto para o FC Barreirense. Seremos capazes? Oxalá!

É também tempo de agradecer a todos os que contribuíram para a noite de 9 de Abril.
Acreditámos que era possível. Lutámos. Ganhámos!
A Comissão Administrativa do FC Barreirense foi incansável na colaboração prestada.
A Comissão Executiva da Comemorações do Centenário honrou o seu compromisso.
A Câmara Municipal do Barreiro e a totalidade das Juntas de Freguesia apoiaram-nos. Estiveram connosco.
Os órgãos de Comunicação Social entenderam a importância do momento. E divulgaram-no com invulgar destaque e persistência.
Os Empresários locais não quiseram ficar distantes. E suportaram a edição do jornal O BARREIRENSE, distribuído maciça e gratuitamente por todo o Concelho.
As autoridades políticas – centrais e locais –, a FPF e a FPB, a AFS e a ABS, o Professor Carlos Queiroz honraram-nos com a sua presença. Foram amigos e fraternos.
A todos agradeço. Sincera e reconhecidamente!

Barreiro, 10 de Abril de 2010
Paulo Calhau
paulo.calhau@hotmail.com
[Presidente da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário do Futebol Clube Barreirense]

.
PS: Texto publicado em www.rostos.pt e integrado na coluna TRIBUNA DO CENTENÁRIO
.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

99º Aniversário

.
Sessão Solene
9 de Abril, Ginásio-Sede, 21:30

Sócio com 75 anos de filiação
Emblema de Diamante


Joaquim António Soares Vasconcelos


Sócios com 50 anos de filiação
Emblema de Ouro


Abílio Gaspar Rodrigues
Amândio Manuel Pina Lucas Batista
António José Diogo Garrido
António Manuel Esteves da Silva Macedo
António Manuel Teregeira
António Rodrigues Couceiro
Carlos Jorge Catapirra Soares
Helder Fernandes Lopes
Hilário de Jesus Oliveira Moreira
João Paulo da Matta e Prates
Jorge Manuel Costa Bento
José António Gomes Pereira
José Carlos Pereira
Justo António Mexia Mota
Luís Manuel Barros Godinho
Manuel Augusto Gualdino da Silva
Manuel Fernandes Pereira
Manuel Joaquim Clímaco dos Santos
Mário Agostinho Rebelo Simões


Sócios com 25 anos de filiação
Emblema de Prata

Alfredo José Dias Caetano
António José Dias de Castro e Freitas
Augusto Manuel Jesus Matias
Carlos Manuel do Val Patronilo
Carlos Daniel Rodrigues Santos
Cláudia Luísa Guerra Dias
Eduardo Manuel Correia Porfírio
Eduardo Marques
Isa Maria Morgado Cardoso Ferreira
Ivo de Jesus Dias
João António Cortinhal Bucha
João Lopes Rodrigues Lima
João Nuno Valente Inácio de Deus
Joaquim António João Casaca
Jorge Miguel Ramos Nobre
José Carlos Rodrigues da Cruz
José Manuel de Sousa Reis
José Manuel Magro Coelho
Luís Fernando do Rosário Carreira
Luís Miguel Mendes Carreira
Luís Miguel Silva Maria
Manuel Alves Fernandes
Manuel Flores Sabino
Manuel José Mendes Pereira
Maria Silvina Soares Nunes
Mário Pedro Rocha Rebelo Simões
Marisa do Rosário Filipe Tomaz
Marta Sofia Germino Almeida Tavares
Miguel José da Silva Franco
Nuno Filipe Morgado Cardoso Ferreira
Nuno Miguel da Silva Duarte
Paulo Jorge Marques dos Santos
Pedro Amaral Rebocho
Rui Miguel Casimiro Rebordão Rosa
Sezinando Gomes Martins
Sónia Maria José Ribeiro
Stephen Anthony Torbiak Ruivo
Virgílio Manuel da Piedade Gomes
Vitor Luís dos Santos Damas

.

Quadra

.
Uma esperança que não finda
Uma fé que tudo vence!
Um valor mais alto ainda
Um só nome: Barreirense!

Jorge Soares

.

Hino

.
Barreirenses, coragem, avante!
Defendei com valor o s´tandarte
A Bandeira que já toda a parte
Bem conhece em vitória constante!

Sempre o vosso entusiasmo
Viva nos bons ideias,
Causando em todos o pasmo
E cada vez mais e mais!

Sempre em ordem com fé e nobreza
Vão mantendo o lugar conquistado!
Só assim é que é respeitado
Vosso posto de glória e grandeza!

Sempre o vosso entusiasmo
Viva nos bons ideias,
Causando em todos o pasmo
E cada vez mais e mais!

Aquiles Eugénio Lopes de Almeida
(1880-1960)

.

Logotipo





.

Comissão de Honra

.
Abílio Gaspar Rodrigues • Adérito Gravata • Agostinho Nunes • Alexandra Silvestre • Alexandre Martins • Alfredo Guilherme • Álvaro Monteiro • Álvaro Rodrigues Gaspar • Álvaro Rosa • Alves Pereira • Amílcar Romano • Ana Isabel Parreira • André Pinotes Batista • Antero Antunes Santos • António Bandeira • António Bravo • António Câmara • António da Matta e Prates • António Júlio Cerqueira • António Libório • António Manuel Macedo • António Manuel Ribeiro • António Martins • António Minhava • António Paulo Ferreira • António Sardinha • António Simão de Deus • António Simões Coimbra • António Sousa Pereira • António Vitorino de Almeida • Armando Pedro Milheiro • Armando Soeiro • Armindo Pereira • Artur Serra • Augusto Cabrita Filho • Augusto Jorge • Basílio Pereira • Berta Costa Mano • Berta Silva Pais • Bráulio Garcia • Bruno Vitorino • Caetano Santos Júnior • Cândido Graça • Carlos Freire • Carlos Garcia • Carlos Godinho • Carlos Humberto de Carvalho • Carlos Maria Chagas • Carlos Pinto • Carlos Pires • Carlos Silva • Carlos Silva Pais • Carlos Valente • César Seabra • Daniel Cabrita • Eduardo Azevedo • Eduardo Cabrita • Eduardo Marques Faria • Eduardo Nunes • Eduardo Quaresma • Emídio Xavier • Ermelinda Costa Cândido • Ermelinda Costa Mano • Ernesto Manuel da Encarnação • Eugénio Gabriel • Fernando Faneca • Fernando Jorge Fagundes • Fernando Zarcos • Francisco Barrenho • Frederico Pereira • Gilberto Guerreiro Gomes • Guilhermina Lobato • Helder Madeira • Henrique Valente • Hernâni Anjos Fernando • Idalino Pecegueiro • Isidro Heitor • João “Betinho” Gomes • João Fernando • João Garrido • João Moura • João Pereira Fernandes • João Pimentel • João Raio • Joaquim António Vasconcelos • Joaquim Matias • Jorge Cardoso • Jorge Moniz • Jorge Neves • Jorge Silva • José Almeida Fernandes • José António • José Antunes • José Augusto • José Calado • José Carlos Lourenço • José Cigarro • José Francisco • José Franco • José Inácio Monteiro • José Macedo • José Manuel Matos • José Manuel Ribeiro • José Manuel Seixo • José Salgueiro • José Silva • José Valente • José Vicente • José Victor Adragão • Júlio Freire • Júlio Rebelo • Juvenal Silvestre • Laurentino Dias • Lucete Lança Pereira • Luís Casimiro Vasques • Luís Filipe Costa Mano • Luís Mira • Luís Pinto • Macaísta Malheiros • Madalena Alves Pereira • Manuel António Lourenço • Manuel Clímaco • Manuel Cunha Chagas • Manuel Fernandes • Manuel Ferreira • Manuel Lopes • Manuel Oliveira • Manuel Pereira • Manuel Sicó • Manuela Seixas Chagas • Marcos Pimenta • Maria Amélia Cabrita Ramos • Maria do Rosário Pina • Maria Isilda Pires • Mário Nunes “Alfaiate” • Mário Pereira • Mário Silva • Octávio Ribeiro • Pedro Canário • Raul Campanha • Raul Malacão • Regina Janeiro • Rogério Ponte • Rui Carvalho • Rui Dâmaso • Sara Seruca • Sérgio Rocha • Sofia Moreira • Sousa Marques • Vicente Figueira • Victor de Castro Nunes • Vítor Ribeiro dos Santos
.

Comissão Executiva

.
Paulo Calhau
(Presidente)
52 anos
Sócio nº 236

Manuela Fonseca
60 anos
Sócio nº 540

José Paulo Rodrigues
50 anos
Sócio nº 1684

João Paulo Prates
50 anos
Sócio nº 267

Frederico Rosa
30 anos
Sócio nº 1132

Francisco Cabrita
49 anos
Sócio nº 1767

.

Manifesto



.
“Olhar o passado. Conquistar o futuro. Unir os Barreirenses”
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Em 11 de Abril de 2011 o Futebol Clube Barreirense completará 100 anos de vida.

Somos um clube histórico, distinguido como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública (Governo) e agraciado pela Medalha de Bons Serviços Desportivos (Presidência da República), Medalha de Mérito Desportivo (Governo) e Medalha de Ouro de Bons Serviços (Câmara Municipal do Barreiro).
Temos orgulho da obra realizada e consciência do contributo para a formação cívica e desportiva de sucessivas gerações de cidadãos.
Queremos celebrar o primeiro centenário com a alegria e o brilho que se impõem e com a grandeza e a generosidade que nos caracterizam.

As Comemorações do Centenário, que decorrerão entre 9 de Abril de 2010 (Sessão Solene do 99º aniversário) e 11 de Abril de 2011, deverão constituir-se como um grande momento de participação, de reencontro e de unidade entre todos os Barreirenses. Será um tempo para evocar a história do clube. Para enaltecer a sua importância para o desporto – no Barreiro e em Portugal. Para laurear os nossos mais ilustres embaixadores. E para projectar o Futebol Clube Barreirense do século XXI.

A Comissão Executiva das Comemorações do Centenário empenhará todo o seu esforço e competência no sentido de programar, implementar e concretizar um vasto conjunto de iniciativas de natureza desportiva, editorial, associativa, lúdica e cultural.
A Comissão Executiva das Comemorações do Centenário estimulará a mobilização de um número muito alargado de associados e simpatizantes Barreirenses, e a participação da autarquia e dos agentes económicos, desportivos e culturais do Concelho do Barreiro.
Estamos conscientes das dificuldades que encontraremos para mobilizar todos os Barreirenses. Sabemos que muitos associados se foram afastando do contacto regular com o clube, mas não diminuíram a sua ligação afectiva para com ele.
A Comissão Executiva das Comemorações do Centenário não se poupará a esforços para promover o reencontro dos Barreirenses com o seu clube. E tudo fará para ajudar os actuais Corpos Sociais na revitalização do Futebol Clube Barreirense.

Queremos prosseguir o nosso honroso e reconhecido percurso colectivo.
Contaremos com as propostas, as ideias e as sugestões dos nossos adeptos e associados. E estimularemos a sua mais vasta integração nos grupos de trabalho sectoriais.
O desafio está lançado. E o convite formulado.
Os Barreirenses estão desde já convocados. A aderir, a colaborar, a participar.
As portas estão abertas. Para todos.

Viva o BARREIRENSE!

.