segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tempo para balanço

.

Foi no passado dia 11 de Abril que o Futebol Clube Barreirense entrou no centésimo ano de existência.
Passados três meses é tempo de fazer um breve balanço da actividade desenvolvida pela Comissão Executiva das Comemorações do Centenário (CECC), eleita em Assembleia-Geral de 26 de Fevereiro de 2010, e a que tenho a honra e privilégio de presidir.

Sob o lema “Olhar o passado. Conquistar o futuro. Unir os Barreirenses” a CECC divulgou desde logo o seu Manifesto, amplamente divulgado pela Cidade e aqui publicado em 12 de Dezembro de 2009 (
http://rostos.pt/inicio2.asp?mostra=2&cronica=220256).
Escrevemos então:
“Em 11 de Abril de 2011 o Futebol Clube Barreirense completará 100 anos de vida.Somos um clube histórico, distinguido como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública (Governo) e agraciado pela Medalha de Bons Serviços Desportivos (Presidência da República), Medalha de Mérito Desportivo (Governo) e Medalha de Ouro de Bons Serviços (Câmara Municipal do Barreiro).Temos orgulho da obra realizada e consciência do contributo para a formação cívica e desportiva de sucessivas gerações de cidadãos.Queremos celebrar o primeiro centenário com a alegria e o brilho que se impõem e com a grandeza e a generosidade que nos caracterizam.”

Duas semanas antes, escrevi também aqui, no ROSTOS (http://rostos.pt/inicio2.asp?mostra=2&cronica=220246):
“Há então – não o podemos ignorar – muito caminho por percorrer, obstáculos por ultrapassar, desânimos por demover, desistências por inverter, incompreensões por clarificar, agravos por resolver.No contexto actual da nossa vida associativa – tão difícil e acossado – a Comissão Executiva das Comemorações do Centenário não se poupará a esforços para promover o reencontro dos Barreirenses com o seu clube. E tudo fará para ajudar os actuais Corpos Sociais na revitalização – quiçá refundação – do Futebol Clube Barreirense.O desafio está lançado. E o convite formulado.Os Barreirenses estão desde já convocados. A aderir, a colaborar, a participar.As portas estão abertas. Para todos.”

Não nos poupámos a esforços.
Com muita ilusão. E idêntica determinação.
Divulgámos em primeira mão o nosso projecto aos associados presentes na Assembleia-Geral de 26 de Fevereiro de 2010. Fizemo-lo igualmente à Comunicação Social, à Câmara Municipal do Barreiro e às Juntas de Freguesia.
Privilegiámos a área comunicacional. A empresa MIOPIA criou o logótipo do Centenário. Inaugurámos o Blogue CENTENÁRIO BARREIRENSE (
http://barreirensecentenario.blogspot.com). Produzimos o Jornal O BARREIRENSE, em edição comemorativa do 99º aniversário, com uma tiragem 10.000 exemplares distribuídos gratuitamente por todo o espaço territorial do concelho do Barreiro. Temos mantido uma presença regular em Rostos Online, no NOTÍCIAS do BARREIRO e no JORNAL do BARREIRO.
Realizámos com reconhecido mérito e brilho a Sessão Solene do 99º aniversário, com ampla adesão de associados e a distinta presença de, entre outras personalidades, Laurentino Dias (Secretário de Estado da Juventude e do Desporto), Carlos Humberto Presidente da Câmara Municipal do Barreiro) e Carlos Queiroz (seleccionador Nacional de Futebol) e a inesquecível contribuição da Banda Municipal do Barreiro e da Camerata Municipal do Barreiro.
Constituímos equipas de trabalho nas áreas desportiva, cultural, financeira e de comunicação e imagem.
Apresentámos e iniciámos a venda de uma peça escultórica alusiva ao Centenário, idealizada e produzida pela artista barreirense Ana Encarnação.
Concebemos o Kit Sócio, proposta aliciante de filiação de novos associados – um sucesso até ao presente, e que esperamos vir a incrementar nos próximos meses.
Promovemos a Constituição de uma Comissão de Honra do Centenário, constituída por centena e meia de personalidades.

A CECC do Futebol Clube Barreirense faz um balanço muito positivo do trabalho realizado até ao presente.
Concretizámos todos os projectos programados para o primeiro trimestre do ano do Centenário.
Estamos empenhados em dar total sequência a um vasto conjunto de actividades desportivas, lúdicas, comunicacionais e culturais, que terão significativo incremento a partir de Outubro, e das quais vos iremos dando conhecimento.
Como aqui escrevi em 30 de Dezembro (
http://rostos.pt/inicio2.asp?mostra=2&cronica=220258):
“Estamos determinados, optimistas e confiantes. Contaremos para tal com todos os Barreirenses. (…) Com serenidade, competência, bom senso e criatividade, ajudaremos com o nosso simples mas empenhado contributo, a construir um novo FC Barreirense – rejuvenescido, renovado, quiçá renascido”.

Voltaremos em Setembro.
Saudações desportivas e… boas férias para todos.

Barreiro, 11 de Julho de 2010
Paulo Calhau
Sócio nº 236 do Futebol Clube Barreirense
Presidente da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário do Futebol Clube Barreirense

.
[Texto publicado em ROSTOS - www.rostos.pt - e inserido na série TRIBUNA DO CENTENÁRIO]
.

sábado, 10 de julho de 2010

Todos não somos demais


.
Todo aquele que apoia o Futebol Clube Barreirense apoia e promove uma forma de intervenção social e desportiva em favor da nossa juventude e do engrandecimento da nossa cidade.
Diariamente, no nosso Clube, centenas de atletas, dezenas de treinadores, seccionistas, dirigentes e outros colaboradores desenvolvem a sua actividade, a troco da satisfação de ver crescer e consolidar este projecto, mas sobretudo pela alegria de jogar que os nossos jovens exibem. Aqui, o desenvolvimento das diferentes modalidades desportivas encontra sustento num quadro de princípios e valores que nos distingue e que, em alguns casos, constitui até uma referência nacional na formação de jovens atletas.
É nesta capacidade de intervenção que reside a nossa força, a nossa diferença no movimento associativo do nosso Concelho e a raiz da sólida inserção social que nos caracteriza. Esta é a nossa forma de intervir em prol da comunidade. É esta a nossa forma de dizer, presente!
As destacadas participações das nossas equipas e dos nossos atletas, consubstanciados nos inúmeros títulos conquistados, são parte do nosso orgulho colectivo, que nos permite conquistar a simpatia de grande parte dos habitantes da nossa Cidade, que nos distingue como o seu Clube mais representativo e sua maior referência desportiva. Porém, embora os títulos recompensem o nosso esforço e muito nos alegrem, a nossa principal missão não é formar campeões. Nem só de títulos se faz o nosso orgulho. Alegra-nos e orgulha-nos, isso sim, a ajuda à formação de Homens e a continuidade da nossa acção. É por isso que, desde sempre, a todos os nossos atletas que, por uma razão ou outra, não consigam, não queiram ou não possam, assegurar a sua continuidade como praticantes, o Futebol Clube Barreirense estimula o envolvimento que facilite a sua continuada ligação ao Clube e às modalidades. Da nossa legião de praticantes, bastas vezes, saem os nossos treinadores, os nossos seccionistas, os nossos dirigentes e os nossos adeptos. Grande o Clube que tem esta capacidade. Rico o clube que fomenta tal valor de capital humano.
O Barreirense precisa de todos. E todos não somos demais. Por isso, numa altura em que o Futebol Clube Barreirense celebra o seu Centenário e quando procura relançar o seu espírito fundacional, tem especial significado o lançamento de uma campanha de angariação de novos sócios. Ela associa-se à revitalização do nosso Clube, ao nosso indomável querer e inabalável vontade.
Este é um momento de união e de dar mais sentido ao lema sob o qual decorrem as comemorações do Centenário: “Olhar o passado. Conquistar o futuro. Unir os Barreirenses”. O sentido e a oportunidade de lançamento de uma campanha de sócios não podiam ser maiores. Ela terá início a 9 de Abril de 2010, com a abertura oficial das comemorações do Centenário. Esta campanha será consubstanciada na venda de um kit de novo sócio, que incorporará um conjunto de vantagens que torna aliciante a sua aquisição. Estará à venda em todas as instalações do Clube, num conjunto de estabelecimentos comerciais aderentes à campanha, bem como no sítio do Clube.
Hoje, mais do que nunca, ser sócio do Futebol Clube Barreirense é um acto de intervenção cívica, que devemos enobrecer e distinguir positivamente.
Hoje, mais do que nunca, ser Barreirense é a expressão da paixão pelo nosso modo de ser colectivo, pela nossa história e tradição, mas também a confiança no nosso fortalecimento e crença no nosso futuro. Sejam muito bem-vindos. Todos!
.
José Paulo Rodrigues
Membro da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário

.
[texto inserido no jornal O BARREIRENSE - edição comemorativa do 99º aniversário]
.

domingo, 4 de julho de 2010

Recordar e Viver (IX)


.
Foguetes e cabeçudos
.
Barreiro em Festa.
Sol e calor em tarde de quarta-feira, 16 de Setembro de 1970. Apesar do horário laboral, 7.000 espectadores concentraram-se no Campo D. Manuel de Mello para assistir à primeira participação do FCB numa competição oficial da UEFA.
O Dínamo de Zagreb, equipa jugoslava com alguma experiência internacional, deslocou-se ao Barreiro para defrontar o neófito FCB, em jogo relativo à 1ª eliminatória da edição 1970/1971 da Taça das Cidades com Feira – hoje denominada Taça UEFA.
Tambores e foguetes, cabeçudos, banda de música e fanfarra dos bombeiros, forneceram um ambiente peculiar, nunca antes vivido naquele espaço.
Em superação e num jogo de boa qualidade, a nossa equipa, treinada pelo brasileiro Edsel Fernandes, galvanizou-se e venceu com dois golos sem resposta, o primeiro por Serafim ainda na primeira parte, o segundo por Câmpora no penúltimo minuto, com uma execução que jamais esquecerei. Um golaço!
Não foi, em minha opinião, a nossa vitória mais transcendente, mas foi, pelo seu circunstancialismo histórico, uma jornada muito bonita que presenciei no lugar cativo do meu pai que não pôde comparecer por motivos profissionais.
.
A Bola de 17 de Setembro dedicou largo espaço a este jogo, pela pena de Homero Serpa e de Santos Serpa:
.
Glorioso caloiro entra pela porta grande (2-0)
Era dia de festa no Barreiro. O Barreirense, menino bonito da laboriosa vila, quis que a sua estreia em competições internacionais ficasse inesquecível do seu público, do seu fiel público que nunca o desamparou mesmo quando na 2ª divisão, se esforçava, se batia para voltar ao convívio daqueles que sempre o tiveram como adversário.
(crónica de Homero Serpa)
.
Quando a partida terminou, a hora era de euforia. O público debruçava-se no parapeito sobre o túnel que levava às cabines para uma última manifestação de apreço à sua equipa.
(reportagem de Santos Serpa)
.
Duas semanas depois, o avançado uruguaio Câmpora torna a marcar e o FCB podia ter chegado ao intervalo a vencer por 0-2, não fora a invalidação de um golo regular de Serafim, rápido e acutilante ponta de lança.
Na segunda parte, com a complacência do alemão Helmuth Bader, o Dínamo efectuou um exemplar volte-face perante os seus 15.000 fiéis, com seis golos sem resposta.
A violência dos jugoslavos e a habilidade do árbitro foram denunciadas pelo treinador Barreirense, que à reportagem de Justino Lopes (A Bola) declarou que “trouxemos 11 jogadores em vez de 11 pugilistas” para concluir, amargurado e vencido, “hoje, aqui em Zagreb foi um exército a jogar futebol e outro a fazer guerra”.
Terminara com honra, mas sem brilho, a única participação do FCB nas competições europeias.
.
Paulo Calhau
.
[Texto inserido no livro PROVA DeVIDA – ESTÓRIAS E MEMÓRIAS DO MEU BARREIRENSE, e publicado na edição do JORNAL DO BARREIRO de 2 de Julho de 2010, na série RECORDAR E VIVER, alusiva ao Centenário do Futebol Clube Barreirense]
.