segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Recordar e Viver (XX)


.
1º título nacional de Basquetebol
.
Na época de 1953/54, o Barreirense conseguiu o primeiro título nacional de juniores masculinos e, simultaneamente, o primeiro nacional na modalidade de basquetebol do clube.
Depois de ter vencido o Olhanense nas meias-finais, em Olhão, por 32/28, o Barreirense ficou apurado para disputar a Final que se realizaria no Ginásio, frente à Académica de Coimbra.
A expectativa era enorme e esta seria uma final empolgante, perante uma numerosa assistência que enchia por completo o Ginásio do Barreirense, ainda com o piso em cimento, o que seria motivo de fortes protestos por parte da delegação conimbricense.
O encontro foi pautado por excelentes fases de jogo e disputado arduamente e, até metade do segundo tempo, pairava no recinto grande incerteza quanto ao vencedor. A vantagem no marcador tanto era a favor dos alvi-rubros como dos estudantes.
Ao intervalo, o Barreirense ganhava apenas por um magro ponto, e tudo se iria decidir nos segundos vinte minutos, criando-se um clima de grande ansiedade.
O equilíbrio foi a nota dominante na segunda parte, até que, a partir de determinada altura, se começou a notar algum cansaço por parte da equipa forasteira, facto que foi aproveitado pelos barreirenses que se adiantaram no marcador, tendo conseguido uma vantagem de doze pontos e o jogo ficou praticamente resolvido, ainda que a Académica procurasse sempre atenuar a sua desvantagem. No entanto o Barreirense foi gerindo o seu importante pecúlio, acabando o jogo com oito pontos a seu favor, tendo-se sagrado assim Campeão Nacional de Juniores Masculinos pela primeira vez no seu historial e alcançado ainda o primeiro título da história do basquetebol no clube.
O Barreiro desportivo acabava de conseguir mais um galardão com este título nacional. Esta vitória dos jovens basquetebolistas do Barreirense foi, acima de tudo, a confirmação indesmentível da maneira de fazer desporto dos clubes do Barreiro em geral, e principalmente do Barreirense, assente numa boa escola de formação e dos princípios do ideal desportivo.
Os Campeões Nacionais foram Manuel Ferreira, Zeca Macedo, Manuel Pereira, Leonel Almeida, Eduardo Azevedo, José Lopes, Sousa, José Luís Carvalho, Vitorino Santos e Armando Soeiro e o treinador era Alfredo Carvalho.
Na época seguinte o Barreirense havia de repetir este êxito, mas isso será objecto de relato em breve, até porque aconteceu nessa final um facto inédito na modalidade.

.
José Seixo

.
[texto publicado no JORNAL DO BARREIRO na série RECORDAR E VIVER, alusiva ao Centenário do Futebol Clube Barreirense]
.