domingo, 11 de abril de 2010

Missão cumprida

.
Percorridas que estão quase 24 horas desde o termo da Sessão Solene comemorativa do 99º aniversário do FC Barreirense, recolhidas algumas lágrimas e ultrapassados inconvenientes embargos de voz, é tempo de reflexão e de agradecimento.
A noite de ontem, vivida e partilhada no Ginásio-Sede – e que antecipáramos de mágica e inesquecível – veio efectivamente a revelar-se um momento de simbolismo e importância invulgares na história quase centenária do clube mais representativo do Barreiro.
A enorme massa humana presente, a alegria e a emoção que não terá deixado ninguém indiferente, atestam que, ao contrário de algumas vozes – voluntária ou involuntariamente apressadas – o FC Barreirense está vivo e apresenta-se para percorrer o Ano do Centenário com vigor renovado e renascida esperança.
A partir de ontem, nada poderá (deverá) ser igual!

Os Barreirenses ontem presentes – e os que entretanto tomaram conhecimento do brilho e da singularidade da noite pretérita – sabem muito bem que têm de contar sobretudo com as suas próprias forças e energias. E terão porventura percebido com maior clareza e acuidade que os dirigentes passam, os atletas chegam e partem, as divergências e os agravos são tantas vezes estéreis e irresponsáveis, mas o FC Barreirense perdura, renova-se, renasce, refunda-se a cada momento. Sempre foi assim. E assim continuará a ser!
Os Barreirenses também sabem que a realidade económica e financeira – da administração local e do governo central, dos cidadãos e das empresas – não lhes é particularmente favorável.
Temos então que adequar o nosso projecto – administrativo e desportivo – à realidade nua e crua dos números e dos contextos. Exigem-se novas e criativas formas de inserção na realidade sociológica do Barreiro. Urge criar e desenvolver um novo projecto para o FC Barreirense. Seremos capazes? Oxalá!

É também tempo de agradecer a todos os que contribuíram para a noite de 9 de Abril.
Acreditámos que era possível. Lutámos. Ganhámos!
A Comissão Administrativa do FC Barreirense foi incansável na colaboração prestada.
A Comissão Executiva da Comemorações do Centenário honrou o seu compromisso.
A Câmara Municipal do Barreiro e a totalidade das Juntas de Freguesia apoiaram-nos. Estiveram connosco.
Os órgãos de Comunicação Social entenderam a importância do momento. E divulgaram-no com invulgar destaque e persistência.
Os Empresários locais não quiseram ficar distantes. E suportaram a edição do jornal O BARREIRENSE, distribuído maciça e gratuitamente por todo o Concelho.
As autoridades políticas – centrais e locais –, a FPF e a FPB, a AFS e a ABS, o Professor Carlos Queiroz honraram-nos com a sua presença. Foram amigos e fraternos.
A todos agradeço. Sincera e reconhecidamente!

Barreiro, 10 de Abril de 2010
Paulo Calhau
paulo.calhau@hotmail.com
[Presidente da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário do Futebol Clube Barreirense]

.
PS: Texto publicado em www.rostos.pt e integrado na coluna TRIBUNA DO CENTENÁRIO
.