sábado, 10 de julho de 2010

Todos não somos demais


.
Todo aquele que apoia o Futebol Clube Barreirense apoia e promove uma forma de intervenção social e desportiva em favor da nossa juventude e do engrandecimento da nossa cidade.
Diariamente, no nosso Clube, centenas de atletas, dezenas de treinadores, seccionistas, dirigentes e outros colaboradores desenvolvem a sua actividade, a troco da satisfação de ver crescer e consolidar este projecto, mas sobretudo pela alegria de jogar que os nossos jovens exibem. Aqui, o desenvolvimento das diferentes modalidades desportivas encontra sustento num quadro de princípios e valores que nos distingue e que, em alguns casos, constitui até uma referência nacional na formação de jovens atletas.
É nesta capacidade de intervenção que reside a nossa força, a nossa diferença no movimento associativo do nosso Concelho e a raiz da sólida inserção social que nos caracteriza. Esta é a nossa forma de intervir em prol da comunidade. É esta a nossa forma de dizer, presente!
As destacadas participações das nossas equipas e dos nossos atletas, consubstanciados nos inúmeros títulos conquistados, são parte do nosso orgulho colectivo, que nos permite conquistar a simpatia de grande parte dos habitantes da nossa Cidade, que nos distingue como o seu Clube mais representativo e sua maior referência desportiva. Porém, embora os títulos recompensem o nosso esforço e muito nos alegrem, a nossa principal missão não é formar campeões. Nem só de títulos se faz o nosso orgulho. Alegra-nos e orgulha-nos, isso sim, a ajuda à formação de Homens e a continuidade da nossa acção. É por isso que, desde sempre, a todos os nossos atletas que, por uma razão ou outra, não consigam, não queiram ou não possam, assegurar a sua continuidade como praticantes, o Futebol Clube Barreirense estimula o envolvimento que facilite a sua continuada ligação ao Clube e às modalidades. Da nossa legião de praticantes, bastas vezes, saem os nossos treinadores, os nossos seccionistas, os nossos dirigentes e os nossos adeptos. Grande o Clube que tem esta capacidade. Rico o clube que fomenta tal valor de capital humano.
O Barreirense precisa de todos. E todos não somos demais. Por isso, numa altura em que o Futebol Clube Barreirense celebra o seu Centenário e quando procura relançar o seu espírito fundacional, tem especial significado o lançamento de uma campanha de angariação de novos sócios. Ela associa-se à revitalização do nosso Clube, ao nosso indomável querer e inabalável vontade.
Este é um momento de união e de dar mais sentido ao lema sob o qual decorrem as comemorações do Centenário: “Olhar o passado. Conquistar o futuro. Unir os Barreirenses”. O sentido e a oportunidade de lançamento de uma campanha de sócios não podiam ser maiores. Ela terá início a 9 de Abril de 2010, com a abertura oficial das comemorações do Centenário. Esta campanha será consubstanciada na venda de um kit de novo sócio, que incorporará um conjunto de vantagens que torna aliciante a sua aquisição. Estará à venda em todas as instalações do Clube, num conjunto de estabelecimentos comerciais aderentes à campanha, bem como no sítio do Clube.
Hoje, mais do que nunca, ser sócio do Futebol Clube Barreirense é um acto de intervenção cívica, que devemos enobrecer e distinguir positivamente.
Hoje, mais do que nunca, ser Barreirense é a expressão da paixão pelo nosso modo de ser colectivo, pela nossa história e tradição, mas também a confiança no nosso fortalecimento e crença no nosso futuro. Sejam muito bem-vindos. Todos!
.
José Paulo Rodrigues
Membro da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário

.
[texto inserido no jornal O BARREIRENSE - edição comemorativa do 99º aniversário]
.