segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tempo para balanço

.

Foi no passado dia 11 de Abril que o Futebol Clube Barreirense entrou no centésimo ano de existência.
Passados três meses é tempo de fazer um breve balanço da actividade desenvolvida pela Comissão Executiva das Comemorações do Centenário (CECC), eleita em Assembleia-Geral de 26 de Fevereiro de 2010, e a que tenho a honra e privilégio de presidir.

Sob o lema “Olhar o passado. Conquistar o futuro. Unir os Barreirenses” a CECC divulgou desde logo o seu Manifesto, amplamente divulgado pela Cidade e aqui publicado em 12 de Dezembro de 2009 (
http://rostos.pt/inicio2.asp?mostra=2&cronica=220256).
Escrevemos então:
“Em 11 de Abril de 2011 o Futebol Clube Barreirense completará 100 anos de vida.Somos um clube histórico, distinguido como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública (Governo) e agraciado pela Medalha de Bons Serviços Desportivos (Presidência da República), Medalha de Mérito Desportivo (Governo) e Medalha de Ouro de Bons Serviços (Câmara Municipal do Barreiro).Temos orgulho da obra realizada e consciência do contributo para a formação cívica e desportiva de sucessivas gerações de cidadãos.Queremos celebrar o primeiro centenário com a alegria e o brilho que se impõem e com a grandeza e a generosidade que nos caracterizam.”

Duas semanas antes, escrevi também aqui, no ROSTOS (http://rostos.pt/inicio2.asp?mostra=2&cronica=220246):
“Há então – não o podemos ignorar – muito caminho por percorrer, obstáculos por ultrapassar, desânimos por demover, desistências por inverter, incompreensões por clarificar, agravos por resolver.No contexto actual da nossa vida associativa – tão difícil e acossado – a Comissão Executiva das Comemorações do Centenário não se poupará a esforços para promover o reencontro dos Barreirenses com o seu clube. E tudo fará para ajudar os actuais Corpos Sociais na revitalização – quiçá refundação – do Futebol Clube Barreirense.O desafio está lançado. E o convite formulado.Os Barreirenses estão desde já convocados. A aderir, a colaborar, a participar.As portas estão abertas. Para todos.”

Não nos poupámos a esforços.
Com muita ilusão. E idêntica determinação.
Divulgámos em primeira mão o nosso projecto aos associados presentes na Assembleia-Geral de 26 de Fevereiro de 2010. Fizemo-lo igualmente à Comunicação Social, à Câmara Municipal do Barreiro e às Juntas de Freguesia.
Privilegiámos a área comunicacional. A empresa MIOPIA criou o logótipo do Centenário. Inaugurámos o Blogue CENTENÁRIO BARREIRENSE (
http://barreirensecentenario.blogspot.com). Produzimos o Jornal O BARREIRENSE, em edição comemorativa do 99º aniversário, com uma tiragem 10.000 exemplares distribuídos gratuitamente por todo o espaço territorial do concelho do Barreiro. Temos mantido uma presença regular em Rostos Online, no NOTÍCIAS do BARREIRO e no JORNAL do BARREIRO.
Realizámos com reconhecido mérito e brilho a Sessão Solene do 99º aniversário, com ampla adesão de associados e a distinta presença de, entre outras personalidades, Laurentino Dias (Secretário de Estado da Juventude e do Desporto), Carlos Humberto Presidente da Câmara Municipal do Barreiro) e Carlos Queiroz (seleccionador Nacional de Futebol) e a inesquecível contribuição da Banda Municipal do Barreiro e da Camerata Municipal do Barreiro.
Constituímos equipas de trabalho nas áreas desportiva, cultural, financeira e de comunicação e imagem.
Apresentámos e iniciámos a venda de uma peça escultórica alusiva ao Centenário, idealizada e produzida pela artista barreirense Ana Encarnação.
Concebemos o Kit Sócio, proposta aliciante de filiação de novos associados – um sucesso até ao presente, e que esperamos vir a incrementar nos próximos meses.
Promovemos a Constituição de uma Comissão de Honra do Centenário, constituída por centena e meia de personalidades.

A CECC do Futebol Clube Barreirense faz um balanço muito positivo do trabalho realizado até ao presente.
Concretizámos todos os projectos programados para o primeiro trimestre do ano do Centenário.
Estamos empenhados em dar total sequência a um vasto conjunto de actividades desportivas, lúdicas, comunicacionais e culturais, que terão significativo incremento a partir de Outubro, e das quais vos iremos dando conhecimento.
Como aqui escrevi em 30 de Dezembro (
http://rostos.pt/inicio2.asp?mostra=2&cronica=220258):
“Estamos determinados, optimistas e confiantes. Contaremos para tal com todos os Barreirenses. (…) Com serenidade, competência, bom senso e criatividade, ajudaremos com o nosso simples mas empenhado contributo, a construir um novo FC Barreirense – rejuvenescido, renovado, quiçá renascido”.

Voltaremos em Setembro.
Saudações desportivas e… boas férias para todos.

Barreiro, 11 de Julho de 2010
Paulo Calhau
Sócio nº 236 do Futebol Clube Barreirense
Presidente da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário do Futebol Clube Barreirense

.
[Texto publicado em ROSTOS - www.rostos.pt - e inserido na série TRIBUNA DO CENTENÁRIO]
.