domingo, 23 de maio de 2010

Nós somos Campeões!


.
Enquanto clube desportivo o FC Barreirense promove a prática de seis modalidades a largas centenas de jovens e adultos, mas não perde de vista o objectivo de ter equipas competitivas e vitoriosas.
Esta tarde, na Póvoa do Varzim, a equipa de Basquetebol de sub-20 sagrou-se campeã nacional, revalidou o título alcançado o ano passado, e alcançou o 32º título nacional – escalões de formação – para o clube alvi-rubro.
É um momento de júbilo e alegria para todos os Barreirenses.
Em nome da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário do FC Barreirense endereço um grande abraço de felicitações a todos quantos tornaram possível mais este sucesso desportivo.
.
É o primeiro título alcançado em ano de Centenário.
Outros títulos regionais e nacionais poderão suceder-se nos próximos meses.
Todos ficaremos radiantes se tal vier a acontecer.
Mas temos bem presente que as dificuldades estruturais e financeiras que o clube atravessa constituem um efectivo obstáculo à sua ambição competitiva.
Os nossos associados e adeptos têm, na sua generalidade, uma ideia precisa das dificuldades do presente e sabem que só uma forte unidade, uma sábia gestão e o apoio de diversas entidades – públicas e privadas – poderá inverter a actual realidade e catapultar o FC Barreirense para uma situação financeiramente mais estável e desportivamente mais arrojada.
.
Na sessão de tomada de posse dos novos Corpos Sociais do FC Barreirense, e já na qualidade e Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, afirmei:
“É fundamental prosseguir uma política de consolidação orçamental. Corajosa, determinada e consequente.
É prioritária a construção do Estádio da Verderena.
É necessário aumentar rapidamente a nossa massa de associados, identificando alvos prioritários e refiliando muitos dos que de nós se afastaram.
É imperioso mergulharmos com outra profundidade e outra energia na juventude barreirense e no tecido empresarial da cidade e do concelho.
É obrigatório prosseguir as comemorações do Centenário com dignidade, alegria e criatividade”.
.
As vitórias desportivas, com a de hoje, não resolvem os nossos problemas estruturais, mas dão redobrado alento aos que lutam diariamente pelo seu clube, sofrem, sorriem e choram por ele.
Da Póvoa até ao Barreiro, a viagem será aparentemente mais curta que noutros momentos. E a chegada, ainda que invulgarmente tardia, repleta de alegria e de emoção.
Nos três dias da “Final a 4” – em que defrontámos o Desportivo da Póvoa, o FC Porto e o SL Benfica – correu-se e saltou-se muito.
Mas por cá, no nosso seio, na definição das grandes opções estratégicas e na gestão diária do FC Barreirense, os pés continuarão bem assentes no chão.
.
Paulo Calhau
[Presidente da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário do FC Barreirense]

.
Texto publicado in ROSTOS, coluna TRIBUNA DO CENTENÁRIO
.