sábado, 8 de maio de 2010

Recordar e Viver (III)


.
Uma jornada gloriosa
.
No início da década de 90, a jovem equipa do Barreirense, treinada pelo prof. Carlos Barroca, e da qual faziam parte os norte-americanos Mike Yoest e Chris Harrison, estava a discutir a permanência na I Divisão com a equipa nortenha do Guifões, à melhor de cinco jogos. O Barreirense tinha ganho os dois primeiros jogos no Ginásio e tinha de ir disputar os terceiro e quarto (se necessário) jogos a Guifões, junto a Matosinhos.
A equipa foi numa sexta-feira para o centro do país, tendo ficado alojada na Curia, onde chegámos já perto da uma da manhã. Após toda a comitiva ter concluído o check-in no Aparthotel, os jogadores foram falar com o seccionista da equipa para ver qual seria a possibilidade de poderem tomar o pequeno almoço nos quartos, dado o adiantado da hora a que se iriam deitar e na perspectiva de descansarem mais um pouco. Consultado o Dr. Valério Rosa, médico da equipa, este opôs-se a tal pretensão e disse que queria toda a equipa a tomar o pequeno almoço às oito horas da manhã. Questionado sobre esta sua decisão, explicou que o facto de os jogadores se levantarem cedo, evitava uma possível lassidão que resultaria do facto de ficarem deitados mais tempo. Depois da primeira refeição do dia, toda a gente foi dar um passeio pela Curia.
Quando nessa manhã nos preparávamos para a viagem para Guifões, o Nuno Murteira, nosso jogador, disse que não seria necessário fazermos a reserva de Sábado para Domingo porque tinha a convicção de que iríamos ganhar o terceiro jogo, o que viria a suceder.
Quando chegámos ao destino, os dirigentes do Guifões vieram receber a nossa comitiva disseram que faziam questão de que os acompanhantes do Barreirense, que como era normal na altura se deslocavam sempre com a equipa, não pagassem ingresso. O ambiente durante o jogo foi incrível, com os adeptos do Guifões, naturalmente em muito maior número, a puxarem pela sua equipa.
Foi uma partida intensa mas o Barreirense através de uma grande determinação e de um extraordinário jogo de Mike Yoest, acabou por alcançar uma grande e difícil vitória, garantindo assim a permanência na I Divisão e confirmando-se a “profecia” do Nuno Murteira.
.
José Seixo/Nuno Murteira
.
(Texto publicado no JORNAL DO BARREIRO de 7 de Maio de 2010, coluna Recordar e Viver)
.