quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Esperança para Vencer


.
Caro Amigo do Futebol Clube Barreirense,
Prezado Consócio:
.
Foi no passado dia 11 de Abril de 2010 que o Futebol Clube Barreirense entrou no centésimo ano de existência.
A Comissão Executiva das Comemorações do Centenário, eleita em Assembleia-Geral de 26 de Fevereiro de 2010, e a que tenho a honra e privilégio de presidir, divulgou desde logo o seu Manifesto “Olhar o passado. Conquistar o futuro. Unir os Barreirenses”.
.
Escrevemos então:
“Em 11 de Abril de 2011 o Futebol Clube Barreirense completará 100 anos de vida.
Somos um clube histórico, distinguido como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública (Governo) e agraciado pela Medalha de Bons Serviços Desportivos (Presidência da República), Medalha de Mérito Desportivo (Governo) e Medalha de Ouro de Bons Serviços (Câmara Municipal do Barreiro).
Temos orgulho da obra realizada e consciência do contributo para a formação cívica e desportiva de sucessivas gerações de cidadãos.
Queremos celebrar o primeiro centenário com a alegria e o brilho que se impõem e com a grandeza e a generosidade que nos caracterizam”.
.
Não nos temos poupado a esforços. Com muita ilusão. E idêntica determinação.
Divulgámos em primeira mão o nosso projecto aos associados presentes na Assembleia-Geral de 26 de Fevereiro de 2010. Fizemo-lo igualmente à Comunicação Social, à Câmara Municipal do Barreiro e às Juntas de Freguesia. Privilegiámos a área comunicacional.
A empresa MIOPIA criou o logótipo do Centenário.
Inaugurámos o Blogue CENTENÁRIO BARREIRENSE (http://barreirensecentenario.blogspot.com/).
Produzimos o Jornal O BARREIRENSE, em edição comemorativa do 99º aniversário, com uma tiragem 10.000 exemplares distribuídos gratuitamente por todo o espaço territorial do concelho do Barreiro.
Temos mantido uma presença regular em ROSTOS Online, no NOTÍCIAS do BARREIRO e no JORNAL do BARREIRO.
Realizámos com reconhecido mérito e brilho a Sessão Solene do 99º aniversário, com ampla adesão de associados e a distinta presença de, entre outras personalidades, Laurentino Dias (Secretário de Estado da Juventude e do Desporto), Carlos Humberto Presidente da Câmara Municipal do Barreiro) e Carlos Queiroz (seleccionador Nacional de Futebol) e a inesquecível contribuição da Banda Municipal do Barreiro e da Camerata Municipal do Barreiro.
Constituímos equipas de trabalho nas áreas desportiva, cultural, financeira e de comunicação e imagem.
Apresentámos e iniciámos a venda de uma peça escultórica alusiva ao Centenário, idealizada e produzida pela artista barreirense Ana Encarnação.
Concebemos o Kit Sócio, proposta aliciante de filiação de novos associados – um sucesso até ao presente, e que esperamos vir a incrementar nos próximos meses.
Promovemos a Constituição de uma Comissão de Honra do Centenário, constituída por centena e meia de personalidades.
.
Estamos determinados, optimistas e confiantes.
Contaremos para tal com todos os Barreirenses.
Com serenidade, competência, bom senso e criatividade, ajudaremos com o nosso simples mas empenhado contributo, a construir um novo FC Barreirense – rejuvenescido, renovado, quiçá renascido.
.
A caminho do Centenário, o Futebol Clube Barreirense reorganiza-se e moderniza-se administrativamente, reequilibra-se financeiramente, enriquece o seu património físico e humano, constitui equipas competitivas nas diversas modalidades, assentes em rigor orçamental e no recurso fecundo e obstinado a atletas oriundos das suas escolas de formação.
Será este o caminho. Do presente. E do futuro.
.
Caro Amigo do Futebol Clube Barreirense,
Prezado Consócio:
.
Em 11 de Abril próximo decorrerá no mítico Ginásio Sede a Sessão Solene do Centenário.
Contribui para o sucesso desse evento que desejamos inesquecível.
Participa com ideias e sugestões. Disponibiliza-te para as equipas que se constituirão para erguer tão estimulante e exigente acontecimento da nossa História.
Divulga-o entre familiares e amigos.
.
FELIZ 2011 para todos.
.
Saudações Barreirenses,
.
Paulo Calhau
[Presidente da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário do Futebol Clube Barreirense]
.