quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Recordar e Viver (XXVII)


.
O Barreirense Campeão Distrital de Voleibol
.
Após alguns anos em que a Associação de Voleibol quase não deu sinais de vida, eis que o Voleibol surge no Barreirense, graças à boa vontade de alguns dirigentes, dos quais se destacou Manuel Seixo, que também havia de ser treinador-jogador. O Barreirense fez assim ressurgir o Voleibol no Barreiro, e de que maneira, conquistando logo no seu primeiro ano de aprendizagem o título de Campeão Distrital.
Nos últimos três encontros, o Barreirense registou duas vitórias e uma derrota, em Setúbal, contra a Secil, por 3-2, e onde foi notória a falta de Manuel Dias. No Barreiro, a 8 de Maio de 1953, a uma Sexta-feira à noite, o Barreirense recebia a visita do Vitória de Setúbal, num encontro decisivo para a conquista do título, tendo vencido por 3-0 com todo o mérito, tendo desfeito o sonho dos sadinos. Torrão seria a grande figura dos alvi-rubros, tendo sobressaído os seus potentes remates. Os restantes companheiros cumpriram satisfatoriamente com o máximo do seu esforço, destacando-se a qualidade de passe de Manuel Seixo, começando a aparecer um novo elemento, Cabrita, que com a sua facilidade de elevação junto à rede, e com condições para vir a tornar-se um rematador perigoso, foi sempre uma verdade ameaça para o adversário.
O Barreirense era, de facto, uma equipa bem constituída, evidenciando uma boa rapidez de e reflexos e um constante movimento, qualidades fundamentais para que se possa praticar um voleibol de bom nível.
No Domingo, e já sem qualquer interesse para o título, o Barreirense deslocou-se a Setúbal, desfalcado de Torrão e J. Pedro, e perdeu com o Comércio e Indústria.
O Barreirense realizaria no dia 28 deste mesmo mês, no seu Ginásio-sede, uma festa de voleibol de homenagem aos novos campeões, com equipas femininas e masculinas, tendo acorrido em massa os sócios e adeptos do clube.
Após a conquista deste Campeonato Distrital, o Barreirense preparava-se para a disputa do Campeonato Nacional da II Divisão mas, problemas graves que voltariam a surgir na Associação da modalidade, novamente em fase de dissolução, o que levou a que não inscrevesse a equipa na prova, levou à desmotivação e à dissolução da modalidade no clube, que se antevia de belo futuro.
.
José Seixo
.
[texto publicado no JORNAL DO BARREIRO na série RECORDAR E VIVER, alusiva ao Centenário do Futebol Clube Barreirense]
.