quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Recordar e Viver (XXIX)


.
23 anos de Xadrez no Futebol Clube Barreirense
.
A Secção de Xadrez do Futebol Clube Barreirense foi criada em 1987 por Manuel Brito, que foi igualmente um dos fundadores da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal.
Tem uma dinâmica de escola de formação, onde têm surgido alguns jovens promissores. Nuno Rodrigues, foi um dos que mais se destacou, tendo sido um dos jogadores importantes na conquista de alguns títulos colectivos do Clube. Um dos jovens que mais se destacou também, mas mais recentemente foi Vasco Ramos, vice-campeão nacional de sub-20 em 2009.
O Futebol Clube Barreirense é um dos 164 clubes filiados na Federação Portuguesa de Xadrez (que em Janeiro último celebrou 83 anos de existência), com 40 atletas nos vários escalões, num universo nacional de 3946 atletas filiados.
O Clube tem já um passado de sucessos individuais e colectivos nas três disciplinas − xadrez em ritmo clássico, semi-rápidas (partidas de 30 minutos) e rápidas (partidas de 5 minutos) − com destaque para a conquista da Taça de Portugal em 2000, campeão por equipas em ritmo rápido em 1992, várias vezes vice-campeão nacional em ritmo clássico e semi-rápido. Milita actualmente na divisão principal, integrando 2 mestres internacionais e olímpicos Barreirenses, Rui Dâmaso (campeão nacional absoluto em 2007) e Sérgio Rocha (campeão nacional de semi-rápidas em 2006).
O Futebol Clube Barreirense é um clube reconhecido e respeitado na modalidade. Internacionalmente, tivemos uma parceria muito interessante com o Clube de Xadrez de Nancy, em França, que nos permitiu um intercâmbio de atletas e nos trouxe significativas mais-valias.
Destaco ainda a organização e realização, em 1992, pela Secção de Xadrez do Futebol Clube Barreirense, da 1ª Meia-maratona de Xadrez em partidas rápidas, que teve lugar no Ginásio-Sede do FCB, durou cerca de 13 horas, teve 40 participantes e 78 jornadas, tendo sido vencedor o atleta Rui Dâmaso.
Por último, gostaria ainda de realçar o “Open Internacional do Barreirense”, comemorativo do aniversário do Clube, um dos bons torneios nacionais de partidas semi-rápidas, que ao longo das 11 anteriores edições trouxe muitas centenas de xadrezistas ao Ginásio-Sede do Futebol Clube Barreirense.
A prática do Xadrez tem vantagens conhecidas. Complementa a actividade física, e pode, inclusivamente, ser preventiva em patologias degenerativas como a doença de Alzheimer.
Deixamos aqui o convite a todos os Barreirenses que quiserem aprender a jogar Xadrez, para visitarem a Secção no 2º andar do Ginásio-Sede.
A prática da modalidade não tem limite de idade.

António Bravo
(Atleta do FC Barreirense e Presidente da Federação Portuguesa de Xadrez)

.
[texto publicado no JORNAL DO BARREIRO na série RECORDAR E VIVER, alusiva ao Centenário do Futebol Clube Barreirense]
.