quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Recordar e Viver (XXI)


.
Uma jornada inesquecível
.
O Barreirense tinha-se sagrado Campeão Nacional de Seniores Masculinos na época de 1956/57 pela primeira vez na sua história e seria o primeiro clube português a participar na Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Por tal facto, o Barreirense recebeu, a 12 de Março de 1958 o poderoso Real Madrid, no seu Ginásio, onde foram montadas bancadas suplementares, de madeira, permitindo assim a presença de cerca de 2.000 pessoas, enchendo literalmente o recinto desportivo.
De referir que este jogo foi o primeiro a ser televisionado, fora de Lisboa, e a partida pôde, deste modo, ser seguida por muitos milhares de telespectadores nos locais onde naquela época era já possível captar as imagens de televisão. No próprio edifício do Ginásio-Sede foram instalados aparelhos de tv para que os sócios que não conseguiram ingressos pudessem seguir as peripécias do jogo.
A comitiva espanhola, na qual se incluía o presidente do clube Raimundo Zaporta, foi recebida em Coina por dezenas de viaturas, constituindo-se em caravana que percorreu em apoteose todo o percurso até à Câmara Municipal do Barreiro, onde teve lugar uma cerimónia de boas-vindas.
As equipas de formação do Barreirense tomaram parte nas festividades, as quais tiveram a presença do Governador Civil de Setúbal Dr. Miguel Bastos, do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro Eng. Alfredo Garcia, do Director Geral de Desportos Dr. Ayala Barreto, do Presidente do F. C. Barreirense Sr. Guerra Pimenta e de outras individualidades.
A poderosa equipa madridista, treinada por Pineda e que tinha no seu plantel três estrelas porto-riquenhas, acabaria por vencer por 51/68 (com 33/42 ao intervalo) alinhou com Propiliano (9), Martinez (16), Hernandez (4), Baez (16), Casillas (15) e Brindle (8).
A equipa do Barreirense, que mesmo assim realizou um excelente jogo, era constituída por Albino Macedo (10), Manuel Clímaco, Zé Valente (10), José Vicente, Manuel Pereira, Zeca Macedo (21), Armando Soeiro, Eduardo Nunes (3), Eduardo Quaresma, Jorge Silva (4) e Manuel Ferreira “Nelito” (3). O treinador era o Eng. José Godinho, o médico era o Dr. João Manuel Prates, o massagista era o Hamilton Marques Pena e Luís Augusto, o dirigente.
O jogo foi dirigido por Van Der Schuren (belga) e Marcel Pfentin (suíço).
A partida 2ª. mão realizou-se a 20 de Abril de 1958, em Madrid, com natural vitória do Real Madrid por 86/40.
Foi de facto uma jornada inesquecível e que faz parte do rico historial do basquetebol do clube.
O Campeão Europeu nesta época seria o A. S. K. de Riga (URSS).
.
José Seixo
.
[texto publicado no JORNAL DO BARREIRO na série RECORDAR E VIVER, alusiva ao Centenário do Futebol Clube Barreirense]
.