quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Recordar e Viver (XXIV)


.
Os primeiros Torneios e Campeonatos de Futebol
.
Decorria a época de 1926/27, o F. C. Barreirense, treinado pelo Eng. Augusto Sabbo, o Luso F. C., o Moitense, o Paio Pires e o Aldegalense, disputam a I Liga de Futebol do Barreiro, com o Barreirense a sair vencedor da mesma. Seria a partir desta época que nasceria uma grande rivalidade entre estes dois clubes do Barreiro.
Em Outubro de 1926, num jogo em benefício da Liga de Futebol do Barreiro, estando em disputa um bonito e valioso troféu, oferecido pela autarquia barreirense, o Luso, contra todas as previsões, derrotou o Barreirense, no recinto do Rossio, por 5-3.
O Barreirense venceu depois o Campeonato das Ligas, ganhando no Campeonato de Promoção ao Bonsucesso, de Lisboa, conquistando, desta forma, o direito a disputar, na época seguinte, a Divisão de Honra de Lisboa.
No Campeonato de Portugal, elimina sucessivamente o Olhanense (9-4), o Boavista (2-0), o Império de Lisboa (3-1) e, nos quartos de final, perdeu com o Vitória de Setúbal (1-0).
Entretanto, em 1927, é criado o Distrito de Setúbal e, neste mesmo ano, é criada também a Associação de Futebol do Distrito de Setúbal (05/05/27) e o Barreirense é convidado a disputar o I Campeonato de Setúbal, cujo regulamento, que obrigava a que os jogos fossem disputados apenas em Setúbal, não foi aceite por este clube, dando assim origem ao I Campeonato do Núcleo do Barreiro, reconhecido no entanto pela A. F. de Setúbal e no qual participaram o F. C. Barreirense (vencedor), o Unidos do Barreiro, o Seixal, o Aldegalense, o Vitória do Barreiro e o Independente da Torre da Marinha.
A época de 1929/30, seria uma época de ouro para o Barreirense. Terminara o Campeonato de Setúbal, com o Barreirense e o Vitória de Setúbal empatados no primeiro lugar. A respectiva final foi realizada no Montijo, tendo o Barreirense vencido por 3-0. Derrota depois em Lisboa o Belenenses (5-3) e o Sporting Clube de Portugal (5-1) em jogos particulares. No Campeonato de Portugal, o Barreirense prossegue a sua caminhada vitoriosa, eliminando o Unidos do Barreiro, o Comércio e Indústria de Setúbal, o Luso F. C., o União de Coimbra, o Boavista, o Espinho e o Belenenses. Na final, o Barreirense perdeu com o Benfica por 3-1, após prolongamento, dando origem ao primeiro título de Campeão Nacional deste clube. Desta equipa do Barreirense faziam parte José João, Bento de Almeida, Luís Falcão, Álvaro Pina, Pedro Pireza, Francisco Câmara, José Correia “Toupeira”, António Carvalho, Raúl Jorge, José da Fonseca e João Pireza.

José Seixo
(extraído do Livro O Barreiro Contemporâneo de A. Silva Pais)
.
[texto publicado no JORNAL DO BARREIRO na série RECORDAR E VIVER, alusiva ao Centenário do Futebol Clube
Barreirense]
.