quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Recordar e Viver (XXVI)


.
O Barreirense ficou mais pobre
.
O dia 24 de Agosto de 2005 foi, para todos os barreirenses, um dia de tristeza e de luto, pelo desaparecimento inesperado, doloroso e brutal, de uma das pessoas mais devotadas, sérias e lutadoras do basquetebol do F. C. Barreirense, Edson Silva.
Edson, antigo atleta e treinador de basquetebol (foi o treinador que, em data imprecisa, venceu uma espécie de campeonato nacional de minibasquete inédito, disputado nessa altura por quatro equipas que ficaram apuradas após várias fases, em Ovar. Foi inesquecível a chegada da comitiva dos minibasquetebolistas ao Ginásio, juntamente com os familiares e adeptos que se tinham deslocado à cidade vareira.), desempenhava há alguns anos a tarefa, estimulante e exigente, de secretário administrativo da Secção de Basquetebol do Barreirense. Responsável por essa importante área do basquetebol profissional do clube, o Edson foi, desde a nossa admissão na Liga de Clubes de Basquetebol em 2000, um elemento fundamental no projecto de afirmação e relançamento da modalidade no clube. A competência, dedicação, simplicidade e honestidade que revelou em todos os momentos, granjearam-lhe enorme simpatia e consideração não só entre todos os seus companheiros e amigos Barreirenses, mas também por todos os diversos sectores e entidades da modalidade.
O elevado número de mensagens de condolências chegadas ao F. C. Barreirense e a presença de muitas centenas de amigos e familiares nas cerimónias fúnebres, desenroladas na Capela da Misericórdia e no Cemitério de Vila Chã, foram o testemunho inequívoco do pesar que a sua morte representou.
O Edson deixou-nos na juventude e pujança dos seus 40 anos, quando se perspectivava o reinício de mais uma época competitiva, onde voltaria a desempenhar as suas relevantes funções com redobrada energia, alegria e desportivismo.
De férias, junto às margens do Douro, fui informado do súbito internamento do Edson e da necessidade da realização de um cateterismo cardíaco urgente no Hospital Garcia de Orta. O exame correu bem, tendo regressado ao Hospital do Barreiro. No dia de regresso de férias, junto à área de Serviço de Antuã, recebo um SMS do António Libório anunciando a morte do nosso amigo e companheiro.
Edson foi justamente lembrado e homenageado na Gala de Apresentação da temporada de 2005/06. E nas Final Four de Sub-20 que disputámos e vencemos em 2006 e 2007, respectivamente em Paços de Ferreira e no Barreiro, o Edson esteve presente no momento da consagração, com uma t-shirt branca com a sua imagem impressa, rodeado em silencia absoluto por todos os membros da equipa.
Aqui o recordamos com saudade.
Até sempre Edson.
.
Paulo Calhau
(extraído do livro PROVA DeVIDA -Estórias e Memórias do Meu Barreirense)

.
[texto publicado no JORNAL DO BARREIRO na série RECORDAR E VIVER, alusiva ao Centenário do Futebol Clube Barreirense]
.