quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Recordar e Viver (XXVIII)


.
A Ginástica no Centenário do Barreirense
.
A Ginástica, modalidade de formação física e desportiva de jovens, desde muito cedo, que fez a sua aparição no F.C. Barreirense. Já nos anos 30, um professor Austríaco (Hoffer) dirigia uma classe de Ginástica para crianças.
Após algumas interrupções, a ginástica reaparece de forma mais sistemática, nos anos 50, mais propriamente após a inauguração do Ginásio-Sede em 1956. Na inauguração estiveram presentes classes de ginástica de saltos de Mesa Alemã que pela sua espectacularidade engrandeceram esta festa, e deram o mote do que seria o futuro desta modalidade no clube. Foram realizados diversos saraus e festas gímnicas nos quais estiveram presentes os clubes mais conceituados no panorama nacional da modalidade. Esta modalidade começou a ter um grande desenvolvimento e procura, e é a partir dos anos 60 que serão criadas classes para diversas idades, englobando escalões desde os mais jovens até aos adultos.
Na década de 80, esta modalidade atingiu um número de largas centenas de praticantes, que devido à sua qualidade fizeram com que o FC Barreirense fosse convidado a participar em programas de televisão, como por exemplo no reconhecido programa “Passeio dos Alegres” a convite do famoso apresentador e ícone da televisão, Sr. Júlio Isidro.
No final da década de 80 e princípios de 90, com o aparecimento da Federação de Trampolins e Desportos Acrobáticos, a Ginástica sofreu novo incremento no clube, participando em várias competições, e estando presente no campeonato do mundo por idades em 1991 na Alemanha, com as atletas Susana Santos, Cláudia Geraldes, Vera Rodrigues, Paula Graça e com os atletas João Carvalho e Artur Vieira.
Nos fins da década de 90, e nestes últimos anos, o FC Barreirense tem tido um grande número de campeões distritais, regionais e nacionais, individual e colectivamente.
Tivemos a participação da atleta Nádia Santos (campeã nacional de Tumbling) em 1996 no Campeonato do Mundo por grupos de idades de Trampolins e Tumbling no Canadá, e já em 2009, do atleta David Pinto em São Petersburgo na Rússia.
A atleta Sofia Gião (vice-campeã nacional em 1997 e várias vezes campeã distrital e regional) e a atleta Nádia Santos foram ambas agraciadas com a Medalha de Mérito Desportivo da Cidade do Barreiro.
Temos estado representados na Gymnaestrada Mundial com dezenas de atletas, integrados na Delegação de Portugal, em 1999, na cidade de Gotemburgo – Suécia (33 atletas) e em 2007, em Dornbirn – Áustria (43 atletas). Vamos também estar representados na próxima Gymnaestrada Mundial de 2011, que se vai realizar em Lausanne – Suíça.
A Ginástica e o FC Barreirense devem o agradecimento pelo contributo dado à modalidade e ao clube, aos professores Aníbal Roque, Argentino, Augusto Jorge, Carlos Pinto e Francisco Edgard, que ao longo destas últimas décadas deixaram uma marca indelével e contribuíram para que a Ginástica do FC Barreirense goze neste momento de um estatuto amplamente reconhecido no panorama nacional.
Actualmente, a Secção de Ginástica é constituída por um Director, Eng. José Muñoz, por um coordenador, Prof. Augusto Jorge, e por técnicos distribuídos pelas diversas classes que funcionam no clube.
A actual Direcção do FC Barreirense está profundamente empenhada em manter a tradição da modalidade no clube, e pretende que este continue a formar ginastas com qualidade, e a contribuir para um crescimento harmonioso dos jovens do nosso concelho e, pese embora todas dificuldades sentidas nos últimos anos, está a desenvolver todos os esforços para as ultrapassar.

Augusto Jorge
(Coordenador-Técnico da Ginástica do FC Barreirense)
.
[texto publicado no JORNAL DO BARREIRO na série RECORDAR E VIVER, alusiva ao Centenário do Futebol Clube Barreirense]
.