segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dedicação e Esperança


.
Quando em Outubro de 2009 fui convidado pela Comissão Administrativa do FC Barreirense a presidir à organização das Comemorações do Centenário, não tive qualquer dúvida ou hesitação na resposta. Foi, de entre as grandes decisões da minha vida, uma das mais céleres e mais fáceis.
Desde logo senti que iria abraçar um projecto muito estimulante. E percebi que o desafio poderia resultar num importante contributo para o fortalecimento e a reorganização do meu clube de sempre.
Para me acompanharem nesta missão convidei cinco destacados Barreirenses que comigo integram a Comissão Executiva. Plural nas suas mais diversas vertentes. Coesa. Ambiciosa.

“Olhar o passado. Conquistar o futuro. Unir os Barreirenses”.
Foi este o lema escolhido para o Centenário e que deu título ao Manifesto que divulgámos em Novembro de 2009.
Lembraremos os grandes momentos do passado. As datas e os protagonistas.
Ousaremos analisar o presente. E perspectivar o FC Barreirense das próximas décadas.
Lutaremos pelo reforço e aprofundamento da união entre todos os Barreirenses – porventura o nosso maior desafio.

A Comissão Executiva propõe-se concretizar um vasto conjunto de iniciativas de natureza editorial, desportiva, associativa, lúdica e cultural.
Contamos com a mais ampla participação dos nossos consócios. E, como escrevemos no Manifesto “O desafio está lançado. Os Barreirenses estão desde já convidados. A aderir, a colaborar, a participar. As portas estão abertas. Para todos”.
Estamos seguros da colaboração da Câmara Municipal do Barreiro e das oito Juntas de Freguesia.
Esperamos a mais fecunda interacção com os agentes económicos e culturais do concelho do Barreiro.

Será justamente no Ginásio-Sede que terão início as Comemorações do centenário do FC Barreirense. Porque entendemos que a nossa “casa-mãe” – construída de forma heróica e maravilhosa por centenas de associados e amigos do FCB – deve assumir, ao longo do ano do centenário, um papel chave, como palco privilegiado de encontros e reencontros, ideias e reflexões, prazeres e lazeres, jogos e torneios, memórias e evocações, lembranças e emoções, sonhos e antecipações.
Na noite de 9 de Abril próximo será dado o “pontapé de saída” para a celebração da vida e obra de um histórico do desporto português.
Tudo faremos para que os nossos consócios e as demais personalidades presentes sejam contemplados – e sujeitos activos (!) – de um evento recheado de alegria e de afectos.
A Festa vai ser bonita!

Estamos num momento de viragem, rumo a um FC Barreirense mais consistente no projecto, mais participado na decisão e na acção, administrativamente mais moderno, mais sedutor para os Barreirenses – e em particular para a sua juventude.
É por acreditarmos que podemos contribuir para o devir do FC Barreirense, que respondemos afirmativamente ao convite endereçado pela Comissão Administrativa do FC Barreirense, presidida pelo Dr. António Martins. É por estarmos convictos que é nos momentos difíceis que os desafios são mais importantes, decisivos e inadiáveis, que dissemos presente.
Procuraremos honrar a nossa condição de Barreirenses. A favor de um clube novo. Ao serviço do Desporto, da Cultura e do Associativismo. Ao serviço do Barreiro. Com os Barreirenses. Pelos Barreirenses.
Valem a pena a dedicação e a esperança? É claro que sim!

Paulo Calhau
Presidente da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário do FC Barreirense
.
[texto inserido no jornal O BARREIRENSE - edição comemorativa do 99º aniversário]
.