domingo, 26 de setembro de 2010

Optimismo


.
O Optimismo é um instrumento necessário à sobrevivência
.
O Basquetebol tem sido no Barreiro uma actividade desportiva determinante na vida de muitas gerações. O “nosso” Barreirense, com tradição quase secular no desenvolvimento da modalidade, tem contribuído para que esse interesse se mantenha.
Somos, no Basquetebol nacional, um nome conhecido, respeitado e até temido, pois as nossas equipas, independentemente do escalão etário, continuam a ser uma garantia de qualidade e de valor competitivo.
Sem negar ou fugir aos problemas que enfrentamos, cabe-nos a todos confiar que seremos capazes de os ultrapassar. É nos períodos difíceis que é particularmente importante mantermos a determinação e o alento. No entanto, esse alento deverá brotar da auto-confiança, da convicção de que somos capazes, por nós próprios, de tomar as decisões mais adequadas em cada momento.
O valor de qualquer actividade e o investimento que nela é feito dependem da qualidade que lhe é reconhecida, do apreço e procura que ela suscita e, com certeza, das necessidades que satisfaz.
O capital de experiência que adquirimos durante os muitos anos em que o Basquetebol tem feito parte da vida do nosso clube, bem como os sucessos desportivos que já alcançámos, obrigam-nos a olhar em frente e a decidir qual o rumo que pretendemos seguir.
Temos que definir tarefas e regras de vida colectiva, conquistando a adesão a um compromisso de todos.
As realidades que vivemos têm que comportar a mudança de ideias, pensamentos e mesmo de actos. Impõe-se incutir nos mais novos o valor do nosso emblema e moldá-los ao conceito, para assim continuarmos a conquistar gerações.
É necessário construir o futuro com confiança e motivação. Temos tudo o que precisamos para isso, juntemos-lhe a convicção de que urge fazê-lo e a determinação para o levar em frente.
Unam-se os BARREIRENSES!
.

Francisco Cabrita
[Membro da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário]

.
[texto inserido no jornal O BARREIRENSE - edição comemorativa do 99º aniversário]
.