segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Recordar e Viver (XVIII)


.
O 1º título nacional de basquetebol
.
Prestes a iniciar-se mais um campeonato da Liga, vamos relembrar um feito histórico do basquetebol do Barreirense.
Decorria a época de 1956/57 e, a uma jornada do fim, o Barreirense, ao vencer o Vasco da Gama por 94/42, garantia desde logo o título de Campeão Nacional, o primeiro na história do clube e de cujo feito os barreirenses bem se poderiam orgulhar. O Barreirense, recheado de excelentes jogadores, formava, sem sombra de qualquer dúvida, a melhor equipa nacional.
Estavam de parabéns, e em festa, o clube e os seus fiéis adeptos, para além, claro, os seus dirigentes, treinadores e jogadores.
A jornada de consagração, que se seria a última, realizou-se em S. João da Madeira, jogo que o Barreirense venceria por 80/57 e o qual teve que se repartir entre Sábado e Domingo, já que no primeiro dia o mesmo foi interrompido devido à falta de luz.
A equipa seria recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no que constituiu uma cerimónia muito simples, muita bonita e cheia de simbolismo. A sessão foi aberta pelo Vice-Presidente da Câmara, sr. Vítor Adragão, devido ao impedimento do presidente Eng. José Alfredo Garcia, que depois de “apresentar felicitações aos briosos atletas que tão galhardamente souberam conquistar o título máximo do basquetebol nacional”deu a palavra ao Vice-presidente do Barreirense Ulisses Ricardo da Silva e que, em breves palavras, carregadas de intenso amor clubista, fez o elogio dos novos campeões, realçando a circunstância de todos serem amadores, já que grande maioria das outras equipas eram constituídas por profissionais.
Este título constituiu, na verdade, um forte motivo de orgulho para o F. C. Barreirense e para o Barreiro, e o qual passaria a ser um belo cartaz de propaganda da modalidade e do desporto local.
Resta lembrar aqui os primeiro Campeões Nacionais seniores: José Valente, Albino Macedo, José (Zeca) Macedo, Eduardo Nunes, Manuel Clímaco, Narciso Ribeiro, Manuel Pereira, José Vicente, Manuel Ferreira (Nelito), Alfredo Guilherme, Sérgio Bravo, Armando Soeiro e Augusto Santos Rosa. Era treinador da equipa o Eng. José Godinho e médico o Dr. João Manuel Prates.
Vamos, a partir de agora, apoiar a equipa que vai disputar o Campeonato da Liga de Basquetebol, de ajudar a conseguirem-se novos êxitos.
.
José Seixo
.
[texto publicado no JORNAL DO BARREIRO na série RECORDAR E VIVER, alusiva ao Centenário do Futebol Clube Barreirense]
.