segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Recordar e Viver (XIII)


.
As modalidades e o Barreirense
.
Têm-se praticado, no Barreirense, ao longo dos anos, as mais diversas modalidades, sendo inclusivamente algumas delas desconhecidas da grande maioria das pessoas, pelo que, muito resumidamente, vamos aqui lembrá-las, com excepção do basquetebol e do futebol, as quais têm sido alvo de vários textos publicados nesta rubrica.
Andebol – não tem sido uma modalidade muito praticada no Barreiro, tendo sido o F. C. Barreirense o único clube do concelho que, em 1960, disputou oficialmente alguns torneios da Assoc. de Andebol de Sete de Setúbal.
Atletismo – em 1942, o Barreirense possuía uma excelente equipa de atletismo, tendo participado nos regionais da zona sul, nas categorias inferiores e conquistado vários títulos. Destacamos os feitos do atleta Manuel Fernandes (que viria a ser mais tarde atleta e treinador de basquetebol do clube) nos I Jogos Juvenis do Barreiro com a obtenção do record da prova no salto em altura.
Ciclismo – esta modalidade já se praticava no Barreiro antes mesmo do aparecimento dos clubes de futebol. Foi no entanto na década de 30 que este desporto teve o seu ponto mais alto, com o aparecimento de vários clubes entre os quais o F. C. Barreirense. António Carvalho, natural do Alvito, e ferroviário no Barreiro, participou em várias provas oficiais em representação do Barreirense, tendo sido depois treinador dos ciclistas do clube.
Ginástica – o F. C. Barreirense tem tido um papel importantíssimo nesta modalidade, onde milhares de jovens e menos jovens têm evoluído ao longo dos anos. A Ginástica teve no austríaco Hoffer um dos seus bons professores, no ano de 1932, que acabaria depois por ser treinador de futebol. Têem sido inúmeros os saraus de Ginástica organizados pelo clube tendo trazido centenas de clubes aos seus festivais, dos quais destacamos o Ginásio Clube Português, o Lisboa Ginásio Clube, o Ateneu Comercial de Lisboa, o Sporting Clube de Portugal e muitos outros de diversos pontos do país. Para além disto, vários atletas do clube têm participado em provas nacionais e internacionais com excelentes resultados.
Halterofilismo – o Barreirense iniciou esta prática em 1959, acabando por ter uma vida curta.
Hóquei em Campo – o Barreirense iniciou a sua actividade na modalidade graças ao dirigente Wanderley Louurenço, tendo a equipa feito a sua apresentação na festa do XIX Aniversário do clube, defrontando e perdendo por 5-1 com o Grupo Desportivo “Os Treze”, de Lisboa. Era treinador dos alvi-rubros J. Teixeira. Participou ainda nos Campeonatos de Lisboa nas épocas de 1930/31, 1931/32 e 1932/33. Em Abril de 1933, recebeu a visita do clube alemão Deutsche Hockey Verein Venis, no campo do Rossio.
O atleta mais representativo desta modalidade foi Álvaro Girão.
Hóquei em Patins – em Abril de 1943, o Barreirense inaugurou o seu “rink” de patinagem, ao qual deu o nome de Jacinto Nicola Covacich, no local onde, mais tarde, foi construído o Ginásio-Sede. O clube chegou a ter uma equipa própria que também teria vida curta.
Natação – modalidade com pouca expressão no clube. Ainda assim, em Outubro de 1928, numa prova promovida pelo Naval Barreirense, designada por “I Travessia do Barreiro a Nado”, Manuel Ramalhete Marinho seria o grande vencedor, em representação do Barreirense. Mais tarde, em 1946, Ricardo Abreu venceu a “VI Travessia do Barreiro a Nado”, repetindo o êxito no ano seguinte. E a natação ficaria por aqui.
Polo Aquático – em 1928 iniciou o Barreirense esta modalidade na Caldeira do Burnay, junto ao Matadouro Municipal, em Alburrica. Neste ano, o Barreirense disputou o principal torneio da Liga Portuguesa de Natação, voltando a disputá-lo no ano seguinte. Armindo Almeida, Manuel Marinho e João Ferreira foram os seus melhores jogadores.
Râguebi – o Barreirense foi o primeiro clube do concelho a praticar este jogo, participando no Campeonato da 2ª categoria da Assoc. de Râguebi de Lisboa. Em Novembro de 1930. Disputa no campo do Rossio um jogo particular com a forte equipa do Sporting Clube de Portugal para voltar a jogar com este mesmo clube uma semana depois em Lisboa, no Campo Grande.
Ténis de mesa – esta modalidade apareceu no clube em Março de 1944, disputando logo nesse ano o I Camp. Distrital, do qual seria campeão por equipas. Na altura faziam parte da equipa João Manuel Prates, que seria Campeão Nacional em 1947 e 1948, Carlos Gomes (que já era guarda-redes do Sporting) e Julio Durand. Entretanto, numa prova de apuramento do campeão local, num jogo disputado entre o Barreirense e o G. Desp. da CUF no Ginásio dos Ferroviários, houve diversos incidentes entre a assistência, o que levou os dirigentes à dissolução da modalidade.
Tiro – foi o primeiro clube a organizar, em 1930, uma Secção de Tiro, que não resultaria.
Voleibol – apareceu no clube em Dezembro de 1952, com uma equipa formada por Manuel Seixo, que era, ao mesmo tempo, treinador e jogador. Em Maio de 1953 venceria o Campeonato Regional, preparando-se para a disputa do Camp. Nac. Da II Divisão mas, a associação setubalense, já em fase de dissolução, não inscreveu a equipa na prova, levando à desmotivação e à dissolução da modalidade.
Xadrez – outra modalidade que tem alcançado numerosos êxitos, tanto nacionais como internacionais.
O Barreirense tem assim prestado, desde a sua fundação, um valioso contributo ao desporto nacional através das várias modalidades, proporcionando à juventude a prática salutar do desporto, desviando-a de caminhos menos correctos e tendo um papel decisivo na formação, para além de bons praticantes, de verdadeiros homens.
.
José Seixo
(dados recolhidos do livro "Barreiro Contemporâneo" de Armando Silva Pais)
.
[texto publicado no JORNAL DO BARREIRO na série RECORDAR E VIVER, alusiva ao Centenário do Futebol Clube Barreirense]
.