segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Recordar e Viver (XVI)


.
A última Taça de Portugal
.
A 19 de Maio de 1984, o Barreirense recebia no seu Ginásio-Sede, o Olivais de Coimbra, em jogo a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, jogo este que foi dirigido pela dupla lisboeta Álvaro Martins e Joaquim Sentieiro. O Barreirense, demonstrando grande superioridade sobre o seu adversário, viria a vencer por uns esclarecedores 99/62, com 56/34, ficando deste modo apurado para a meia- final.
Em 25 de Maio do mesmo ano, o Barreirense recebeu a equipa do Queluz, num jogo que decidia um dos finalistas. Neste jogo, que foi dirigido pela dupla portuense Pedro Jorge e Célio Alves, o equilíbrio foi a nota dominante nos primeiros quinze minutos de jogo, chegando o intervalo com uma vantagem de 9 pontos a favor da equipa alvi-rubra (48/39). O Barreirense entrou muito bem na segunda parte, embalando para uma excelente exibição e, com apenas 5 minutos para se jogar, tinha já uma vantagem de 15 pontos, atingindo-se o final da partida com o resultado de 104/84 favorável à turma barreirense, o que garantia a presença desta equipa na Final. No entanto, e revelando mau perder, a turma da linha de Sintra protestou o jogo, alegando que o recinto não reunia as mínimas condições para a realização do jogo. Este protesto viria, surpreendentemente, ou talvez não, a ser considerado procedente por decisão da Direcção da Federação Portuguesa de Basquetebol. O Barreirense, como seria natural, apresentou o respectivo recurso para o Conselho Jurisdicional da F. P. B., que viria a repor a verdade desportiva, não confirmando as pretensões do Queluz. O Barreirense apurava-se assim para disputar a Final com o Sporting Conimbricense.
No entanto, e devido ao impasse criado pelo protesto, a Final só se veio a realizar em finais de Junho, impedindo assim a participação do americano Otto Jordan que teve que regressar aos Estados Unidos.
Mesmo assim, a turma barreirense viria a impor-se de forma categórica, vencendo o jogo por 109/76, com 54/36 ao intervalo. Foi uma jornada memorável e de grande fervor clubista, derivado do grande apoio que a equipa teve. Este jogo foi dirigido pela dupla lisboeta Rui Valente e José Nina e alinharam e marcaram: Barreirense - Paulo Correia (4), Grandela (2), Orlando Henriques, Artur Leiria (7), Jorge Ramos (6), Eugénio Silva (24), Mike Plowden (23), Joaquim Saiote (2), António Coelho (25) e Jorge Coelho (18); Conimbricense – Afonso (8), Cornell (10), Moreira (4), Vaan Zeller (6), Gassim (6), César (4), Agapito (8) e Rui Leitão (23).
Resta acrescentar que o treinador do Barreirense era o Prof. Manuel Fernandes, coadjuvado por Eduardo Quaresma.
.
José Seixo

.
[texto publicado no JORNAL DO BARREIRO na série RECORDAR E VIVER, alusiva ao Centenário do Futebol Clube Barreirense]
.