segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Glorioso FCB


.
Aproxima-se a insigne efeméride da agremiação desportiva mais representativa do Barreiro: o Barreirense, com um B bem maiúsculo.
Agrupemo-nos em torno da sua bandeira. Muito iremos agradecer aos membros da Comissão Executiva das Comemorações (obviamente também aos Corpos Gerentes). As dificuldades não são poucas, mas eles irão esmerar-se.
Os tempos modernos trazem-nos um oceano de dificuldades. Sim, a razão principal reside em o Barreiro já não ser industrial.
Oh, a mística que lá vai. O honroso palmarés, os troféus que se acumulam no Salão de Honra... A agremiação que ao longo de quase um centenar de anos empreendeu tanto pelo "sport", pela nossa juventude. Os jovens de hoje acompanharão mais o Clube, como os "carolas" de antanho. A "forja" segue em frente. Façamos por recuperar algo da Glória. E procuremos viver as horas festivas.

.
Felizardo da Cruz "Buraca"
Desejamos relembrar um adepto ido do Barreirense.
Quem? Decidimo-nos por Felizardo, que nos deixou para sempre há mais de três décadas.
"Doentes da bola" como ele foi, fazem cá falta. O "Buraca", modesto vendedor de peixe, como ele era ferrenho pelo F.C.B.! Nunca aprendeu a ler? E depois? Tinha um sistema próprio, que substituía letras e algarismos. E quando julgava necessário emprestava (ou cedia) dinheiros à Direcção do nosso Barreirensezinho, para ajudar a pagar prémios, ou passes de jogadores. Chegou a aparecer na Sede com tachos cheios de c´roas e algumas notas. E organizava viagens de autocarro para adeptos irem apoiar o Clube. Padecia durante os jogos. Deixava então o Campo do Rossio e ia para junto da muralha da praia. O sofrimento continuava. "Mas quantos há?".
Era um sócio de nível, expressava opiniões não radicais, médias, no seu "bonite camarre pure", com "enganos" de português à mistura.
Quem quiser saber hoje muito mais dos actos de "Buraca" em prol do Clube pode "visitá-lo" no Google, seja no Barreiro Velho, ou lá na Austrália. Não é preciso “passar” pelos www.vinculadosaobarreiro.com para lá chegar. Basta pedir "Felizardo Buraca"! Em dois / três segundos "chegamos" às suas feições na Internet. Logo de início lê-se por lá que ele era um "indefectível entusiasta".
Para este trecho quisemos escolher um grande dos velhos tempos do F.C. Barreirense.
Poderia ter sido um craque da bola, ou um dirigente notável. Mas decidimo-nos por Felizardo, que à sua maneira se mostrou tão valioso. Um exemplo para todos, para sempre...
Dos tempos em que tantos, tantos, lutavam, sofriam, pelo F.C. Barreirense.

.
Carlos Silva Pais
Zurique / Suíça

.
[texto inserido no jornal O BARREIRENSE - edição comemorativa do 99º aniversário]
.